Repository logo
 
Publication

A educação para a cidadania e o programa de Educação Moral Religiosa Católica – edição de 2014 (p-2014): sob o olhar de Pedro d’Orey da Cunha

dc.contributor.authorGuimarães, Francisco
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.date.accessioned2020-09-03T15:22:48Z
dc.date.available2020-09-03T15:22:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractPedro D’Orey da Cunha (PDC) promoveu uma implementação dual da área de Formação Pessoal e Social: transversal e em alternativa entre as disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Social e Educação Moral e Religiosa. Esta decisão política suscitou debate respigado pelo académico em texto (anos 90) de defesa do modelo. Que propósito em (re)visitar o ideário de PDC? A criação recente da componente curricular Cidadania e Desenvolvimento, transversal e obrigatória e a existência de EMR, disciplinar e facultativa, sugerem a avocação das condições e dos princípios orientadores aduzidos por PDC para compaginar um ensino religioso num estado laico, na procura da articulação entre confessionalidade (de alguns) e um currículo para todos. Justificando o modelo implementado, PDC queria assegurar a formação religiosa e a formação pessoal e social, nos conteúdos e nos métodos. Eis os dois eixos convocados para a análise do P-2014 (metas curriculares e amostra de unidades letivas). Este trabalho insere-se numa investigação cuja questão matricial é saber como o P-2014, enquanto prescrição macrocurricular, articula a relação tensional entre um currículo para todos e um ensino confessional próprio de alguns. Explicitando a conceção curricular subjacente, as decisões curriculares que presidiram à sua construção, a mobilização dos conceitos curriculares e de desenvolvimento curricular e a apropriação pelos professores. Leituras provisórias, mas que deixam entrever inconsistências no equilíbrio entre um currículo incluidor de todos e uma educação confessional apropriada a alguns. Investigação aberta a novos contributos perfectivos do “olhar” de PDC.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuimarães, F., Roldão, M.C. (2019). A educação para a cidadania e o programa de educação moral religiosa católica – edição de 2014 (p-2014): sob o olhar de pedro d’orey da cunha. Investigar em Educação, (9/10), 59-72pt_PT
dc.identifier.issn2183-1793
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30877
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação para a Cidadaniapt_PT
dc.subjectEMRCpt_PT
dc.subjectEnsino confessionalpt_PT
dc.subjectTransversalidade educativapt_PT
dc.subjectCurricularidade disciplinarpt_PT
dc.titleA educação para a cidadania e o programa de Educação Moral Religiosa Católica – edição de 2014 (p-2014): sob o olhar de Pedro d’Orey da Cunhapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.issue9/10pt_PT
oaire.citation.startPage59pt_PT
oaire.citation.titleInvestigar em Educaçãopt_PT
person.familyNameroldao
person.givenNamemaria
person.identifier.orcid0000-0002-0151-7760
person.identifier.scopus-author-id55799353100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd24b9af9-4b7c-43d5-9635-d067adada0d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd24b9af9-4b7c-43d5-9635-d067adada0d2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Educação para a Cidadania e o Programa de Educação Moral Religiosa.pdf
Size:
156.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format