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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The following study examines the relationship between fans’ usage of digital products and their
sport-related behaviours in the German professional soccer industry. Besides the general
relationship between the two variables, a closer look is taken at the impact of the usage of virtual
and augmented reality on the attendance of sporting events, the usage of streaming on watching
games, the usage of e-commerce on the purchase of team products, and the usage of online
news services on reading sports news. Further, the role of satisfaction as a mediator is analysed
in the respective relationships. Findings from a survey indicate that overall sport-related
behaviours are not predictable from the usage of digital products in general. Still, the usage of
the individual digital product shall be regarded when considering the respective sport-related
behaviours – significant correlations between the specific digital product and their
corresponding sport-related behaviour were found. Although satisfaction is not confirmed to be
a mediator, usage of digital products is a strong predictor regarding the satisfaction of the
individual’s usage.
O estudo seguinte examina a relação entre a utilização de produtos digitais pelos adeptos e os seus comportamentos relacionados com o desporto na indústria do futebol profissional alemão. Para além da relação geral entre as duas variáveis, é analisado mais de perto o impacto da utilização da realidade virtual e aumentada na frequência de eventos desportivos, a utilização de streaming na observação de jogos, a utilização do comércio electrónico na compra de produtos de equipa, e a utilização de serviços de notícias online na leitura de notícias desportivas. Além disso, o papel da satisfação como mediador é analisado nas respectivas relações. Os resultados de um inquérito indicam que os comportamentos gerais relacionados com o desporto não são previsíveis a partir da utilização de produtos digitais em geral. Ainda assim, a utilização do produto digital individual deve ser considerada ao considerar os respectivos comportamentos relacionados com o desporto - foram encontradas correlações significativas entre o produto digital específico e o seu correspondente comportamento relacionado com o desporto. Embora a satisfação não esteja confirmada como sendo um mediador, a utilização de produtos digitais é um forte indicador da satisfação da utilização do indivíduo.
O estudo seguinte examina a relação entre a utilização de produtos digitais pelos adeptos e os seus comportamentos relacionados com o desporto na indústria do futebol profissional alemão. Para além da relação geral entre as duas variáveis, é analisado mais de perto o impacto da utilização da realidade virtual e aumentada na frequência de eventos desportivos, a utilização de streaming na observação de jogos, a utilização do comércio electrónico na compra de produtos de equipa, e a utilização de serviços de notícias online na leitura de notícias desportivas. Além disso, o papel da satisfação como mediador é analisado nas respectivas relações. Os resultados de um inquérito indicam que os comportamentos gerais relacionados com o desporto não são previsíveis a partir da utilização de produtos digitais em geral. Ainda assim, a utilização do produto digital individual deve ser considerada ao considerar os respectivos comportamentos relacionados com o desporto - foram encontradas correlações significativas entre o produto digital específico e o seu correspondente comportamento relacionado com o desporto. Embora a satisfação não esteja confirmada como sendo um mediador, a utilização de produtos digitais é um forte indicador da satisfação da utilização do indivíduo.