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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Purpose: This thesis aims to identify the key challenges and opportunities associated with
implementing green hydrogen (GH2) in the European Union (EU) road transportation sector.
The research used the Technological Innovation System (TIS) framework as an analytical tool
to analyze the implementation of GH2 and explore its potential for contributing to a
decarbonized future.
Design/methodology/approach: A comprehensive literature review was conducted to establish
the theoretical foundation of the TIS framework and gather insights into the existing literature
on GH2 technology. Expert interviews were also conducted with stakeholders from the road
transportation sector, GH2 sector, and policy sectors to gain practical insights and support the
findings from the literature review.
Findings: Findings underscore the challenges in GH2 implementation across all TIS functions.
These highlighted technological and infrastructural challenges, elevated costs, regulatory
limits, and the necessity for increased public acceptance. Specific challenges identified include
fundamental financial requirements, lack of awareness about the availability of resources,
supplydemand dynamics, and public acceptance. Furthermore, several development
opportunities have been identified, including developing safety standards, increased
collaboration initiatives, and government support.
Implications: Despite its complexity, the transition to GH2 was identified as a potential long
term alternative, promising cleaner energy, reducing greenhouse gas (GHG) emissions,
potential economic growth, and enhanced energy security. The research concludes that a
coordinated, multistakeholder effort is crucial to overcome the identified challenges, and the
EU can learn from countries with more mature GH2 sectors to support the transition.
Objetivo: Esta tese tem como objetivo identificar os principais desafios e oportunidades associados à implementação do hidrogênio verde (GH2) na União Europeia (UE) no setor de transporte rodoviário. A pesquisa utilizou a estrutura do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS) como ferramenta para analisar a implementação do GH2 e explorar seu potencial de contribuição para um futuro descarbonizado. Metodologia: Foi realizada uma revisão abrangente da literatura para estabelecer a base teórica da estrutura do TIS e reunir percepções sobre o GH2. Também foram realizadas entrevistas com especialistas e partes interessadas do setor de transporte rodoviário, do setor de GH2 e dos setores de políticas para obter percepções práticas e apoiar as conclusões da análise da literatura. Resultados: Os resultados destacam os desafios na implementação do GH2 em todas as funções do TIS. Os desafios identificados incluem requisitos financeiros fundamentais, falta de conscientização pública, disponibilidade de recursos, dinâmica de oferta e demanda, limites regulatórios e a necessidade de infraestrutura. Além disso, foram identificadas várias oportunidades de desenvolvimento: de padrões de segurança, aumento das iniciativas de colaboração e o apoio do governo. Limitações: A transição para o GH2 foi identificada como uma alternativa de longo prazo, prometendo energia maislimpa, redução das emissões de gases de efeito estufa (GHG), possível crescimento econômico e maior segurança energética. A pesquisa conclui que um esforço coordenado de várias partes interessadas é fundamental para superar os desafios identificados, e a UE pode aprender com países com setores de GH2 mais maduros para apoiar a transição.
Objetivo: Esta tese tem como objetivo identificar os principais desafios e oportunidades associados à implementação do hidrogênio verde (GH2) na União Europeia (UE) no setor de transporte rodoviário. A pesquisa utilizou a estrutura do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS) como ferramenta para analisar a implementação do GH2 e explorar seu potencial de contribuição para um futuro descarbonizado. Metodologia: Foi realizada uma revisão abrangente da literatura para estabelecer a base teórica da estrutura do TIS e reunir percepções sobre o GH2. Também foram realizadas entrevistas com especialistas e partes interessadas do setor de transporte rodoviário, do setor de GH2 e dos setores de políticas para obter percepções práticas e apoiar as conclusões da análise da literatura. Resultados: Os resultados destacam os desafios na implementação do GH2 em todas as funções do TIS. Os desafios identificados incluem requisitos financeiros fundamentais, falta de conscientização pública, disponibilidade de recursos, dinâmica de oferta e demanda, limites regulatórios e a necessidade de infraestrutura. Além disso, foram identificadas várias oportunidades de desenvolvimento: de padrões de segurança, aumento das iniciativas de colaboração e o apoio do governo. Limitações: A transição para o GH2 foi identificada como uma alternativa de longo prazo, prometendo energia maislimpa, redução das emissões de gases de efeito estufa (GHG), possível crescimento econômico e maior segurança energética. A pesquisa conclui que um esforço coordenado de várias partes interessadas é fundamental para superar os desafios identificados, e a UE pode aprender com países com setores de GH2 mais maduros para apoiar a transição.
Description
Keywords
Green hydrogen Road transportation Technological innovation system Challenges Opportunities Implementation European Union Hidrogénio verde Transporte rodoviário Sistema de inovação tecnológica Desafios Oportunidades Implementação Hidrogénio verde Transporte rodoviário Sistema de inovação tecnológica Desafios Oportunidades Implementação União Europeia