Repository logo
 
Publication

Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira

dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu
dc.contributor.authorCandeias, Adelinda
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra
dc.date.accessioned2021-09-23T11:54:32Z
dc.date.available2021-09-23T11:54:32Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade1 de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.pt_PT
dc.description.abstractSocial competence is concerned to how people perceive and act in a variety of social situations. This study evaluates the psychometric characteristics of the Perceived Social Competence Scale (PSC-Car). Participants were 572 Portuguese adolescents (M=13.28 years; SD=.59) who are in the 8th grade. Results of the Confirmatory Factor Analysis suggest a factorial solution consisting of eight factors. The global indices of fitness of the model are quite robust, proving that it is a good solution in the adjustment of empirical data (X2/df=4.097, CFI=.895, GFI=.851, RMSEA=.079). The results stimulate the development of new researches and interventions that approach social skills in order to develop socially intelligent behaviors for career adaptation, advancement and success of young people.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s0102-79722013000300006pt_PT
dc.identifier.eid84896809432
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35172
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHabilidades sociaispt_PT
dc.subjectOrientação vocacionalpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_PT
dc.subjectSocial skillspt_PT
dc.subjectVocational guidancept_PT
dc.subjectAdolescentspt_PT
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_PT
dc.titleAnálise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreirapt_PT
dc.title.alternativeConfirmatory factor analysis of the perceived social competence scalept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage478pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage469pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
oaire.citation.volume26pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
v26n3a06.pdf
Size:
464.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format