Repository logo
 
Publication

Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal

dc.contributor.authorMendes, Carolina
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorCarvalho, Paulo de
dc.date.accessioned2018-08-01T15:17:20Z
dc.date.available2018-08-01T15:17:20Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.pt
dc.description.abstractThis article wishes to assess public policies of education in Angola, carried out in cooperation procedures for post 2015 development, namely, social partnerships established between the Angolan Government and organizations of the second and third sectorsin the area of adult literacy in a professional environment.References are made to some conclusions of a study carried out within a PhD in Educational Sciences, which according to the theory of a Situated Epistemology of Development Cooperation understands that policies are presented at different levels, such as mega site, macro site and meso site.It is concluded that such social partnerships make sense and become more consistent when perceived in the context of dialogic cooperation, where the parties involved present certain provisions that partners tend to present when properly justified in a local network of partnerships.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2018.3442
dc.identifier.eissn2186-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25416
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPolíticas públicas de educação
dc.subjectParcerias sociais
dc.subjectEpistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento
dc.subjectCooperação dialógica
dc.titlePolíticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocalpt_PT
dc.title.alternativePublic policies of education in developing contexts perceived in the complexity of the glocalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28
oaire.citation.startPage10
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
66345025.pdf
Size:
208.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: