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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This study aims to investigate the competitiveness of corporate entrepreneurship by
taking into consideration its impact on job satisfaction from the support provided to the
intrapreneurs from their organization. While much of the literature on corporate
entrepreneurship has focused on financial benefits for corporations, this study is aiming
at understanding some partial aspects of non-financial benefits for corporations.
I hypothesized that entrepreneurship programs would be positively related to job
satisfaction, and employee loyalty, and these relationships would be because the
participants of these programs receive higher organizational support.
In order to assess this topic, two studies were conducted. Study 1 analyzed the results of
100 surveys that were taken by entrepreneurs and non-entrepreneurs in large German
corporations. The second study consisted of four in-depth interviews with successful
participants of corporate entrepreneurship programs.
Results show that corporate entrepreneurship programs have no effect on job
satisfaction, perceived organizational support, and commitment to the company that the
entrepreneurs have been working for when comparing the surveys to regular employees
of the company. However, the findings showed that those who did participate in an
entrepreneurship program expressed a slightly negative change of happiness with their
employer after completing the entrepreneurship program.
Este estudo tem como objetivo investigar a competitividade do empreendedorismo corporativo, tendo em consideração o seu impacto na satisfação no trabalho através do apoio dado aos empreendedores na organização. Embora grande parte da literatura sobre empreendedorismo corporativo se tenha focado nos benefícios financeiros para as empresas, este estudo visa compreender alguns aspectos parciais dos benefícios não financeiros para as empresas. Foi colocada a hipótese de que os programas de empreendedorismo estariam positivamente relacionados com a satisfação no trabalho e com a fidelidade dos funcionários, e que essas relações dever-se-iam ao facto dos participantes desses programas receberem um maior apoio organizacional. Para avaliar esta hipótese, foram realizados dois estudos. O primeiro estudo analisou os resultados de 100 questionários que foram respondidos por empresários e não empresários em grandes corporações alemãs. O segundo estudo consistiu em quatro entrevistas com participantes bem-sucedidos de programas de empreendedorismo corporativo. Os resultados mostram que os programas de empreendedorismo corporativo não têm um efeito significativo sobre a satisfação no trabalho, sobre o apoio organizacional percebido e sobre o compromisso com a empresa que os empreendedores têm trabalhado quando comparados com os colaboradores regulares da empresa. No entanto, os resultados mostraram que esses participantes dos programas de empreendedorismo expressaram uma mudança de felicidade ligeiramente negativa com os seus empregadores depois de concluírem o programa.
Este estudo tem como objetivo investigar a competitividade do empreendedorismo corporativo, tendo em consideração o seu impacto na satisfação no trabalho através do apoio dado aos empreendedores na organização. Embora grande parte da literatura sobre empreendedorismo corporativo se tenha focado nos benefícios financeiros para as empresas, este estudo visa compreender alguns aspectos parciais dos benefícios não financeiros para as empresas. Foi colocada a hipótese de que os programas de empreendedorismo estariam positivamente relacionados com a satisfação no trabalho e com a fidelidade dos funcionários, e que essas relações dever-se-iam ao facto dos participantes desses programas receberem um maior apoio organizacional. Para avaliar esta hipótese, foram realizados dois estudos. O primeiro estudo analisou os resultados de 100 questionários que foram respondidos por empresários e não empresários em grandes corporações alemãs. O segundo estudo consistiu em quatro entrevistas com participantes bem-sucedidos de programas de empreendedorismo corporativo. Os resultados mostram que os programas de empreendedorismo corporativo não têm um efeito significativo sobre a satisfação no trabalho, sobre o apoio organizacional percebido e sobre o compromisso com a empresa que os empreendedores têm trabalhado quando comparados com os colaboradores regulares da empresa. No entanto, os resultados mostraram que esses participantes dos programas de empreendedorismo expressaram uma mudança de felicidade ligeiramente negativa com os seus empregadores depois de concluírem o programa.
Description
Keywords
Corporate entrepreneurship Job satisfaction Entrepreneurship Accelerator Incubator Empreendedorismo corporativo Satisfação no trabalho Accelerador Incubadora Intraempreededorismo