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Ambiguidades da secularização entre modernidade e pós-modernidade

dc.contributor.authorDuque, João Manuel
dc.date.accessioned2014-07-22T09:44:26Z
dc.date.available2014-07-22T09:44:26Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO artigo parte da consideração de uma espécie de dialéctica, inerente à modernidade, no que respeita à relação com o sagrado, que acabou por implicar deslocações deste para âmbitos considerados «profanos». A modernidade tardia e o denominado regresso do religioso apenas vieram revelar melhor essa dialéctica. Daí resulta uma possível leitura da secularização moderna como sacralização do «secular», enquanto âmbito de um novo absoluto. Em contrapartida, a tradição teológica da secularização pode ser entendida como crítica relativização do secular, em permanente processo de «desdivinização», ao que parece corresponder, como contrapartida estranha, um modo de neo-sacralização com base no religioso não teológico – numa religião sem Deus. É neste dinamismo ambivalente que se pode falar dos elementos que marcaram as ambiguidades da secularização moderna: a absolutização da natureza, a recuperação de uma religião civil, a divinização da razão científica, entre muitas outras versões.
dc.description.abstractThe article starts by considering a kind of dialectics, inherent to modernity, concerning the connection with the sacred, which ended up implicating motions in spheres considered “profane”. The late modernity and the so-called return of the religious just came to better reveal these dialectics. From this results a possible reading of the modern secularization as a “secular” sacralization, as the extent of a new absolute. On the contrary, the secularization theological tradition can be understood as a critical relativization of the secular, in a permanent process of “undeification”. This seems to correspond, in strange compensation, to a way of neo-sacralization grounded on the non-theological religious – on a religion without God. It is in this ambivalent dynamism that enables discussion of the elements that marked the ambiguities of modern secularization: the absolutism of nature, the recovery of a civil religion, the deification of scientific reason, among many other versions.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationComunicação & Cultura. Lisboa. N.º 11 (2011) P. 19-35por
dc.identifier.doi10.34632/comunicacaoecultura.2011.551
dc.identifier.issn1646-4877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14932
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectPós-modernidade
dc.subjectSecularização
dc.subjectTeologia
dc.subjectReligion
dc.subjectModernity
dc.subjectPost-modernity
dc.subjectSecularization
dc.subjectTheology
dc.titleAmbiguidades da secularização entre modernidade e pós-modernidadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage35por
oaire.citation.issue11
oaire.citation.startPage19por
oaire.citation.titleComunicação & Culturapor
person.familyNameDuque
person.givenNameJoão Manuel
person.identifierT-7344-2019
person.identifier.ciencia-idC515-DBB6-35BD
person.identifier.orcid0000-0002-9252-6709
person.identifier.scopus-author-id57214069073
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication41bdbe11-d765-4dd2-94af-89980e4757f6
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