Publication
Ambiguidades da secularização entre modernidade e pós-modernidade
dc.contributor.author | Duque, João Manuel | |
dc.date.accessioned | 2014-07-22T09:44:26Z | |
dc.date.available | 2014-07-22T09:44:26Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O artigo parte da consideração de uma espécie de dialéctica, inerente à modernidade, no que respeita à relação com o sagrado, que acabou por implicar deslocações deste para âmbitos considerados «profanos». A modernidade tardia e o denominado regresso do religioso apenas vieram revelar melhor essa dialéctica. Daí resulta uma possível leitura da secularização moderna como sacralização do «secular», enquanto âmbito de um novo absoluto. Em contrapartida, a tradição teológica da secularização pode ser entendida como crítica relativização do secular, em permanente processo de «desdivinização», ao que parece corresponder, como contrapartida estranha, um modo de neo-sacralização com base no religioso não teológico – numa religião sem Deus. É neste dinamismo ambivalente que se pode falar dos elementos que marcaram as ambiguidades da secularização moderna: a absolutização da natureza, a recuperação de uma religião civil, a divinização da razão científica, entre muitas outras versões. | |
dc.description.abstract | The article starts by considering a kind of dialectics, inherent to modernity, concerning the connection with the sacred, which ended up implicating motions in spheres considered “profane”. The late modernity and the so-called return of the religious just came to better reveal these dialectics. From this results a possible reading of the modern secularization as a “secular” sacralization, as the extent of a new absolute. On the contrary, the secularization theological tradition can be understood as a critical relativization of the secular, in a permanent process of “undeification”. This seems to correspond, in strange compensation, to a way of neo-sacralization grounded on the non-theological religious – on a religion without God. It is in this ambivalent dynamism that enables discussion of the elements that marked the ambiguities of modern secularization: the absolutism of nature, the recovery of a civil religion, the deification of scientific reason, among many other versions. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.citation | Comunicação & Cultura. Lisboa. N.º 11 (2011) P. 19-35 | por |
dc.identifier.doi | 10.34632/comunicacaoecultura.2011.551 | |
dc.identifier.issn | 1646-4877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/14932 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Religião | por |
dc.subject | Modernidade | por |
dc.subject | Pós-modernidade | |
dc.subject | Secularização | |
dc.subject | Teologia | |
dc.subject | Religion | |
dc.subject | Modernity | |
dc.subject | Post-modernity | |
dc.subject | Secularization | |
dc.subject | Theology | |
dc.title | Ambiguidades da secularização entre modernidade e pós-modernidade | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 35 | por |
oaire.citation.issue | 11 | |
oaire.citation.startPage | 19 | por |
oaire.citation.title | Comunicação & Cultura | por |
person.familyName | Duque | |
person.givenName | João Manuel | |
person.identifier | T-7344-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | C515-DBB6-35BD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9252-6709 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57214069073 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 41bdbe11-d765-4dd2-94af-89980e4757f6 | |
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