Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.97 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Competition between firms is a highly regarded topic in strategic management. There is so much that firms can do to increase their welfare and position in the market. If the market has a large amount of players, then competition is fierce, leading to a low potential for profitability. Companies must keep up with high competition and demand standards from customers. On the other side, one may assume that monopolists operate with full freedom and high profits, however there are external pressures that might even crush the monopolist freedom.
This thesis covers the energy supplier of the regulated market in Portugal – SU ELETRICIDADE – which is the monopolist in that market, operating for more than 20 years. However, ERSE, the regulator, imposes serious limitations to its operations and the ability to grow large enough to compete with the liberalized market. This thesis shall focus on raising initiatives that could increase the ability of a regulated firm to create value. Desk research took a big role in gathering information to position the firm in the market, leading to overwhelming limitations. An online survey leads to the realization of a gap in the market related to smart technologies, which might stand as an opportunity for this firm’s value creation.
During the course of this analysis, several topics on strategic management have proved to be crucial for a proposition that defies the heavy weight of regulation. The end goal is to establish this firm’s importance and value for consumers and remaining stakeholders.
A competição entre empresas é um tema de extrema importância na gestão estratégica. As empresas podem tomar determinadas decisões para assegurar a sua estabilidade e posição no mercado. Quando o mercado possui uma grande quantidade de empresas a competição é mais intensa, levando a um baixo potential de lucro. As empresas devem acompanhar a elevada concorrência e os padrões dos clientes. Por outro lado, pode assumir-se que os monopolistas operam com plena liberdade e elevados lucros, ainda assim, existem pressões externas que podem quebrar a liberdade de um monopolista. Esta tese retrata o fornecedor de energia do mercado regulado em Portugal – SU ELETRICIDADE – que é o monopolista do mesmo com mais de 20 anos de atividade. Ainda assim, o regulador, ERSE, impõe sérias limitações à sua operação e à capacidade de uma empresa regulada criar valor. A pesquisa documental teve um papel relevante na recolha de informações para o posicionamento da empresa no mercado. Um questionário online ajuda-nos a entender a existência de uma lacuna no mercado, relacionada com as tecnologias inteligentes, que pode demonstrar uma oportunidade para a criação de valor. No decorrer desta análise, diversos temas da gestão estratégica tiveram um papel fundamental para uma proposta que desafia o peso do regulador. O objetivo final é estabelecer a importância e o valor desta empresa para os consumidores e restantes partes interessadas.
A competição entre empresas é um tema de extrema importância na gestão estratégica. As empresas podem tomar determinadas decisões para assegurar a sua estabilidade e posição no mercado. Quando o mercado possui uma grande quantidade de empresas a competição é mais intensa, levando a um baixo potential de lucro. As empresas devem acompanhar a elevada concorrência e os padrões dos clientes. Por outro lado, pode assumir-se que os monopolistas operam com plena liberdade e elevados lucros, ainda assim, existem pressões externas que podem quebrar a liberdade de um monopolista. Esta tese retrata o fornecedor de energia do mercado regulado em Portugal – SU ELETRICIDADE – que é o monopolista do mesmo com mais de 20 anos de atividade. Ainda assim, o regulador, ERSE, impõe sérias limitações à sua operação e à capacidade de uma empresa regulada criar valor. A pesquisa documental teve um papel relevante na recolha de informações para o posicionamento da empresa no mercado. Um questionário online ajuda-nos a entender a existência de uma lacuna no mercado, relacionada com as tecnologias inteligentes, que pode demonstrar uma oportunidade para a criação de valor. No decorrer desta análise, diversos temas da gestão estratégica tiveram um papel fundamental para uma proposta que desafia o peso do regulador. O objetivo final é estabelecer a importância e o valor desta empresa para os consumidores e restantes partes interessadas.
Description
Keywords
Competition Regulation Strategic management Value creation Competição Regulamento Gestão estratégica Criação de valor