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Abstract(s)
The Slow Fashion movement has been gaining momentum due to the increasing desire to mitigate the harmful impact of the fashion industry and raise awareness of sustainability issues into society. The novelty of the topic has led previous authors to focus on the definition of ‘Slow Fashion’. However, a limited number of studies were conducted about the actual consumers. The present dissertation aims to understand consumers’ behavior towards Slow Fashion namely motivations and barriers to engage in the topic. Hence, a netnographic approach is taken to map consumers’ expressions and thoughts of Slow Fashion in an online environment. Results show that the movement generates different feelings and opinions among consumers comprising the themes of Accountability, Fascination and Complexity. On one side, there is an expressed desire not to contribute for the actual fashion system and increase awareness of the Slow Fashion topic by sharing practices. There is also a fascination towards the process of learning and discovery of the topic that allows for an emotional connection with personal garments. Contrary, the complexity of the subject is hindering Slow Fashion engagement. The mistrust in brands, governments and technology along with the existent controversies about the topic imped the adoption of Slow Fashion movement on a mainstream level. Therefore, reinforcing transparency and clear communication between providers and consumers is imperative to increase consumers’ confidence in their choices. Implications also include the development of business models aligned with the new generations’ values and necessities.
O movimento Slow Fashion tem vindo a ganhar importância devido ao crescente desejo de mitigar o impacto prejudicial da indústria da moda e aumentar a conscientização sobre questões de sustentabilidade na sociedade. A novidade do tema levou a que autores anteriores se concentrassem na definição de "Slow Fashion". No entanto, um número limitado de estudos foi realizado acerca dos atuais consumidores. A presente dissertação visa entender o comportamento dos consumidores em relação à Slow Fashion, nomeadamente, motivações e barreiras para se envolverem no tópico. Deste modo, uma abordagem netnográfica é adotada para mapear expressões e pensamentos dos consumidores sobre Slow Fashion num ambiente online. Os resultados mostram que o movimento gera diferentes sentimentos e opiniões entre os consumidores, englobando os temas Responsabilização, Fascínio e Complexidade. Por um lado, existe um desejo expresso de não contribuir para o sistema de moda atual e aumentar a conscientização sobre o tema Slow Fashion, ao compartilhar práticas. Há também fascinação no processo de aprendizagem e descoberta do tópico, que permite uma conexão emocional com as roupas. Ao contrário, a complexidade do tema dificulta o envolvimento em Slow Fashion. A desconfiança nas marcas, governos e tecnologia, juntamente com as controvérsias existentes sobre o tema, impedem a adoção global do movimento Slow Fashion. Portanto, reforçar a transparência e a comunicação clara entre provedores e consumidores é imperativo para aumentar a confiança dos consumidores nas suas escolhas. Implicações incluem também o desenvolvimento de modelos de negócios alinhados com os valores e necessidades das novas gerações.
O movimento Slow Fashion tem vindo a ganhar importância devido ao crescente desejo de mitigar o impacto prejudicial da indústria da moda e aumentar a conscientização sobre questões de sustentabilidade na sociedade. A novidade do tema levou a que autores anteriores se concentrassem na definição de "Slow Fashion". No entanto, um número limitado de estudos foi realizado acerca dos atuais consumidores. A presente dissertação visa entender o comportamento dos consumidores em relação à Slow Fashion, nomeadamente, motivações e barreiras para se envolverem no tópico. Deste modo, uma abordagem netnográfica é adotada para mapear expressões e pensamentos dos consumidores sobre Slow Fashion num ambiente online. Os resultados mostram que o movimento gera diferentes sentimentos e opiniões entre os consumidores, englobando os temas Responsabilização, Fascínio e Complexidade. Por um lado, existe um desejo expresso de não contribuir para o sistema de moda atual e aumentar a conscientização sobre o tema Slow Fashion, ao compartilhar práticas. Há também fascinação no processo de aprendizagem e descoberta do tópico, que permite uma conexão emocional com as roupas. Ao contrário, a complexidade do tema dificulta o envolvimento em Slow Fashion. A desconfiança nas marcas, governos e tecnologia, juntamente com as controvérsias existentes sobre o tema, impedem a adoção global do movimento Slow Fashion. Portanto, reforçar a transparência e a comunicação clara entre provedores e consumidores é imperativo para aumentar a confiança dos consumidores nas suas escolhas. Implicações incluem também o desenvolvimento de modelos de negócios alinhados com os valores e necessidades das novas gerações.
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Keywords
Slow Fashion Slow Fashion engagement Consumer insights Netnography Envolvimento em Slow Fashion Insights dos consumidores Netnografia