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Authors
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Abstract(s)
Previous research suggests that audit quality may be influenced by various client characteristics. This dissertation examines whether changes in audit quality between different companies may be a reflection of audited companies’ own complexity. In this research, audit quality is proxied by ‘Absolute Discretionary Accruals’ and client complexity is proxied by ‘Sales to Industry’, the ‘Net Intangible Assets per Employee’, and a dummy variable for listed/unlisted companies (‘Listed Factor’). A series of regressions are run and aim to evaluate the relation between client complexity and audit quality and also to understand if that relations are similar between Big4 and NonBig4 clients. Additionally, a survey with audit professionals and an interview with an audit manager are conducted in order to evaluate how field professionals perceive the relation between the two factors. The regression results generally suggest that client complexity does not influence audit quality. The interviewed manager also does not perceive that there is a relation between the two factors. On the other hand, the survey results suggest that most junior auditors believe that audit quality is improved by client complexity.
Estudos anteriores sugerem que a qualidade da auditoria pode ser influenciada por várias características dos clientes. Esta dissertação explora a influência da complexidade das empresas na qualidade das auditorias que lhes são efetuadas. Neste estudo, é utilizado um proxy para a qualidade da auditoria – valor absoluto de provisões discricionárias – e três proxies para complexidade das empresas – vendas relativamente ao total da indústria, valor líquido de ativos intangíveis por funcionário e uma variável dummy relativa aos fatores cotada ou não cotada. São realizadas várias regressões que pretendem avaliar a relação entre a complexidade dos clientes e a qualidade da auditoria, e ainda perceber se essa relação é semelhante entre empresas auditadas por Big4 e por outras auditoras que não Big4. Adicionalmente, foi realizado um questionário junto de profissionais da área e uma entrevista com uma manager de auditora, com o objetivo de compreender o ponto de vista destes profissionais relativamente à relação entre os dois fatores. De forma geral, os resultados da regressão sugerem que a complexidade dos clientes não influencia a qualidade das auditorias. A manager entrevistada é também da opinião de que não existe qualquer relação entre os dois fatores. Contrariamente, os resultados do questionário sugerem que a maioria dos auditores juniores acredita que quanto maior for a complexidade de um cliente, maior será a qualidade da auditoria.
Estudos anteriores sugerem que a qualidade da auditoria pode ser influenciada por várias características dos clientes. Esta dissertação explora a influência da complexidade das empresas na qualidade das auditorias que lhes são efetuadas. Neste estudo, é utilizado um proxy para a qualidade da auditoria – valor absoluto de provisões discricionárias – e três proxies para complexidade das empresas – vendas relativamente ao total da indústria, valor líquido de ativos intangíveis por funcionário e uma variável dummy relativa aos fatores cotada ou não cotada. São realizadas várias regressões que pretendem avaliar a relação entre a complexidade dos clientes e a qualidade da auditoria, e ainda perceber se essa relação é semelhante entre empresas auditadas por Big4 e por outras auditoras que não Big4. Adicionalmente, foi realizado um questionário junto de profissionais da área e uma entrevista com uma manager de auditora, com o objetivo de compreender o ponto de vista destes profissionais relativamente à relação entre os dois fatores. De forma geral, os resultados da regressão sugerem que a complexidade dos clientes não influencia a qualidade das auditorias. A manager entrevistada é também da opinião de que não existe qualquer relação entre os dois fatores. Contrariamente, os resultados do questionário sugerem que a maioria dos auditores juniores acredita que quanto maior for a complexidade de um cliente, maior será a qualidade da auditoria.
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Keywords
Audit quality Client complexity Big4 versus NonBig4 auditors Discretionary accruals Sales to industry Intangible assets per employee Listed versus private firms Qualidade da auditoria Complexidade do cliente Provisões discricionárias Vendas face à indústria Ativos intangíveis por funcionário Empresas cotadas versus empresas privadas
