Repository logo
 
Publication

EGREEN: um projeto para a integração do conceito de “Alterações Climáticas” no currículo de Engenharia do Ambiente das Universidades Sírias e Jordanas

dc.contributor.authorOliveira, Leandro Jorge Guimarães de
dc.contributor.authorCardoso, Eduardo
dc.date.accessioned2021-06-21T17:22:07Z
dc.date.available2021-06-21T17:22:07Z
dc.date.issued2020-12-22
dc.description.abstractAs alterações climáticas foram identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam atualmente. O Médio Oriente é uma das regiões mais afetadas pelas alterações climáticas, com Jordânia e Síria já enfrentando sérios problemas relacionados com os recursos hídricos disponíveis e a qualidade ambiental. O projeto EGREEN (573927-EPP-1-2016-1-JO-EPPKA2-CBHE-JP) visa assegurar que as universidades na Jordânia e na Síria possam oferecer uma educação de alta qualidade e compatível com os padrões europeus atendendo às necessidades do mercado da emergente sociedade do conhecimento, fortalecendo a área ambiental recorrendo ao ensino a distância. Além disso, o EGREEN pretendeu introduzir o conceito de alterações climáticas para formar profissionais que possam atender às necessidades do mercado do país, bem como desenvolver e integrar nos programas de licenciatura uma componente laboratorial apropriada em tecnologias ambientais nas universidades da Jordânia e da Síria e alinhado com os requisitos de Bolonha. A implementação do EGREEN contribui para um resultado sustentável que promoveu a reforma curricular na educação em engenharia e deixou um legado alongo prazo para as universidades da Síria e da Jordânia. Todos os parceiros do projeto têm uma vasta experiência e um historial de sucesso e participação ativa em projetos TEMPUS que garantiram que o consórcio atingisse os objetivos do projeto.pt_PT
dc.description.abstractClimate change has been identified as one of the greatest environmental, social, and economic threats facing the planet and humanity today. The Middle East is one of the regions most affected by climate change, with Jordan and Syria already facing serious problems related to available water resources and environmental quality. The EGREEN project (573927-EPP-1-2016-1-JO-EPPKA2-CBHE-JP) aims to ensure that universities in Jordan and Syria can deliver a high-quality education that is compatible with European standards in line with market needs of the emerging knowledge society, strengthening the environmental area using distance education. In addition, EGREEN intends to introduce the concept of climate change to train professional leaders who can meet the market needs of the country, as well as develop and integrate into the degree programs an appropriate laboratory component in environmental technologies at the universities of Jordan and Syria and aligned with the requirements of Bologna. The implementation of EGREEN contributes to a sustainable outcome that promoted curriculum reform in engineering education and left a long-term legacy for universities in Syria and Jordan. All project partners have extensive experience and a track record of success and active participation in TEMPUS projects that ensured that the consortium achieved the project's objectives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34117/bjdv6n12-576pt_PT
dc.identifier.issn2525-8761
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33806
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectEnsino a distânciapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.titleEGREEN: um projeto para a integração do conceito de “Alterações Climáticas” no currículo de Engenharia do Ambiente das Universidades Sírias e Jordanaspt_PT
dc.title.alternativeEGREEN: a project for the integration of the concept of “Climate Change” in the Environmental Engineering curriculum of the Syrian and Jordanian Universitiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage101321pt_PT
oaire.citation.issue12pt_PT
oaire.citation.startPage101307pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Journal of Developmentpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameCardoso
person.givenNameEduardo
person.identifier.ciencia-id221B-59C3-C93B
person.identifier.orcid0000-0002-2808-4512
person.identifier.scopus-author-id55266240200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00931bf8-a051-48dd-bbbd-6a937d84ccfd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
22060_56654_1_PB.pdf
Size:
540.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format