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Advisor(s)
Abstract(s)
This thesis sought to provide insight into how MNC’s leverage knowledge sharing dynamics
for business improvement, by looking into the mechanisms of sharing, acquiring and retaining
knowledge. This investigation also engendered a thorough appreciation of the factors
obstructing knowledge exchange and the characteristics rendering knowledge sharing a
strategically valuable process during international expansions and business developments.
To investigate the research questions, a qualitative, single case-study methodology was
employed, building upon empirical data obtained from a total of 16 semi-structured and 7 indepth
interviews, as well as both internal and external contextual data on the Jerónimo
Martins – the largest Portuguese international organization, operating in the Food
Distribution, Manufacturing and Services sectors. The data collected was treated through the
coding system, yielding an organized and exploitable structure for dataset analysis.
This thesis argues that the likelihood of MNCs improving their internationalization processes
and enhance business development, by leveraging knowledge sharing, is greater when the
organization is able to effectively and, in an equitable way, transfer, acquire and retain
knowledge across its internal network. This is particularly important for organizations that
aim to approach new markets through local adaptation. Furthermore, this can only be
successfully materialized through the reinforcing of both formal and informal organizational
practices, which align cooperation, communication, ability, and motivation.
This investigation’s originality lies in its fruitful endeavor to fill the gap in the literature
concerning mostly the overlap in the fields of knowledge and internationalization, producing
thus a combined integration of concepts for posterior, purposeful academic and managerial
application.
A presente tese visa proporcionar insights sobre como multinacionais alavancam as dinâmicas da partilha do conhecimento para a melhora de negócios. Esta investigação também oferecer uma melhor compreensão dos factores que impedem a partilha de conhecimento, bem como as características que tornam este um processo estratégico valioso durante a internacionalização e o desenvolvimento global de negócios. Com o intuito de investigar a pergunta da pesquisa e sub-perguntas selecionadas, foi empregue uma abordagem exploratória qualitativa, de estudo de caso único, com base em dados empíricos obtidos a partir de 23 entrevistas, bem como dados contextuais internos e externos da empresa Jerónimo Martins. Esta, organização internacional portuguesa, que opera na distribuição do retalho alimentar. Os dados coletados foram tratados pelo sistema coding, produzindo uma estrutura exploratória organizada para a análise do seu conjunto. As conclusões desta tese propõem que multinacionais, que visam abordar novos mercados através da adaptação local, melhoram os seus processos de internacionalização e desenvolvimento de negócios, através da partilha do conhecimento. A probabilidade de que tal aconteça é maior quando a organização é capaz, de maneira eficaz e equitativa, transferir, adquirir e reter internamente o conhecimento. Isto será especialmente bem sucedido se houver um reforço de práticas organizacionais formais e informais, que alinhem cooperação, comunicação, capacidade e motivação. A originalidade da presente pesquisa reside no frutífero empenho em preencher a lacuna na literatura sobre a sobreposição nas áreas do conhecimento e internacionalização, produzindo assim uma integração conjunta dos conceitos, para posterior análise em termos académicos e de gestão.
A presente tese visa proporcionar insights sobre como multinacionais alavancam as dinâmicas da partilha do conhecimento para a melhora de negócios. Esta investigação também oferecer uma melhor compreensão dos factores que impedem a partilha de conhecimento, bem como as características que tornam este um processo estratégico valioso durante a internacionalização e o desenvolvimento global de negócios. Com o intuito de investigar a pergunta da pesquisa e sub-perguntas selecionadas, foi empregue uma abordagem exploratória qualitativa, de estudo de caso único, com base em dados empíricos obtidos a partir de 23 entrevistas, bem como dados contextuais internos e externos da empresa Jerónimo Martins. Esta, organização internacional portuguesa, que opera na distribuição do retalho alimentar. Os dados coletados foram tratados pelo sistema coding, produzindo uma estrutura exploratória organizada para a análise do seu conjunto. As conclusões desta tese propõem que multinacionais, que visam abordar novos mercados através da adaptação local, melhoram os seus processos de internacionalização e desenvolvimento de negócios, através da partilha do conhecimento. A probabilidade de que tal aconteça é maior quando a organização é capaz, de maneira eficaz e equitativa, transferir, adquirir e reter internamente o conhecimento. Isto será especialmente bem sucedido se houver um reforço de práticas organizacionais formais e informais, que alinhem cooperação, comunicação, capacidade e motivação. A originalidade da presente pesquisa reside no frutífero empenho em preencher a lacuna na literatura sobre a sobreposição nas áreas do conhecimento e internacionalização, produzindo assim uma integração conjunta dos conceitos, para posterior análise em termos académicos e de gestão.
Description
Keywords
Internationalization Knowledge sharing Knowledge management Knowledge dynamics Strategic business development Internacionalização Partilha de conhecimentos Gestão do conhecimento Dinâmica do conhecimento Desenvolvimento estratégico de negócio