Repository logo
 
Publication

Autoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»

dc.contributor.authorBasílio, Felismino
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2023-04-05T09:48:49Z
dc.date.available2023-04-05T09:48:49Z
dc.date.issued2023-04-01
dc.description.abstractO estudo foi realizado com objetivo de avaliar o impacto da autoavaliação na melhoria de qualidade de ensino, pesquisa e extensão numa universidade da província de Tete-Moçambique. Definiu-se um estudo de caso único, com abordagem qualitativa. Os dados foram colhidos através da entrevista, análise documental, observação direta e inquérito e foram discutidos à luz da triangulação de fontes e do quadro teórico. Os resultados foram apresentados por categorias temáticas. Concluiu-se que a autoavaliação de qualidade gera poucos contributos para a melhoria da IES, sendo os poucos existentes concentrados no ensino e quase insignificantes para a pesquisa e inexistentes para a extensão, o fato é motivado, de entre outras razões, pela realização descontínua da autoavaliação na instituição, isto é, só ocorre quando a IES pretende submeter um curso para a acreditação. Recomenda-se que as IES devem elaborar instrumentos próprios, com base nos documentos do CNAQ, constituídos por critérios que permitam efetivamente promover e avaliar a melhoraria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão e posterior promoção da cultura de autoavaliação contínua.pt_PT
dc.description.abstractThe study was carried out with the objective of evaluating the impact of self-assessment in improving the quality of teaching, research and extension at a university in the province of Tete-Mozambique. A single case study was defined, with a qualitative approach. Data were collected through interviews, document analysis, direct observation and inquiry and were discussed in light of the triangulation of sources and the theoretical framework. The results were presented by thematic categories. It was concluded that the self-assessment of quality generates few contributions to the improvement of the HEI, with the few existing ones concentrated in teaching and almost insignificant for research and non-existent for extension, the fact is motivated, among other reasons, by the discontinuous realization of the self-assessment at the institution, that is, it only occurs when the HEI intends to submit a course for accreditation. It is recommended that the HEIs should develop their own instruments, based on the CNAQ documents, consisting of criteria that effectively promote and evaluate the improvement of the quality of teaching, research and extension and subsequent promotion of the culture of continuous self-assessment.pt_PT
dc.description.abstractEl estudio se realizó con el objetivo de evaluar el impacto de la autoevaluación en la mejora de la calidad de la docencia, la investigación y la extensión en una universidad de la provincia de Tete-Mozambique. Se definió un estudio de caso único, con un enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, análisis de documentos, observación directa e indagación y discutidos a la luz de la triangulación de fuentes y del marco teórico. Los resultados fueron presentados por categorías temáticas. Se concluyó que la autoevaluación de la calidad genera pocos aportes al mejoramiento de las IES, siendo los pocos existentes concentrados en la docencia y casi insignificantes para la investigación e inexistentes para la extensión, el hecho es motivado, entre otras razones, por la realización discontinua de la autoevaluación en la institución, o sea, sólo ocurre cuando la IES pretende presentar un curso para acreditación. Se recomienda que las IES desarrollen sus propios instrumentos, basados en los documentos del CNAQ, consistentes en criterios que promuevan y evalúen de manera efectiva la mejora de la calidad de la docencia, la investigación y la extensión y el posterior fomento de la cultura de la autoevaluación continua.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.22481/redupa.v2.12216
dc.identifier.issn2764-8028
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40770
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoavaliação de qualidadept_PT
dc.subjectImpactopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectSelf-assessment of qualitypt_PT
dc.subjectImpactpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectMozambiquept_PT
dc.subjectAutoevaluación de la calidadpt_PT
dc.subjectEnseñanza superiorpt_PT
dc.titleAutoavaliação de qualidade: seu impacto na melhoria de uma instituição de ensino superior. «Estudo de caso»pt_PT
dc.title.alternativeQuality self-assessment: its impact on the improvement of a higher education institution. «Case study»pt_PT
dc.title.alternativeAutoevaluación de la calidad: su impacto en la mejora de una institución de educación superior. «Estudio de caso»pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Educação em Páginaspt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
66398632.pdf
Size:
405.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: