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A escolha do diretor

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O modelo de governação das escolas portuguesas instituído em 2008 corta com uma tradição de eleição do gestor de topo através do voto universal dos professores e institui um órgão unipessoal – o diretor – escolhido pelo conselho geral, integrado por elementos dos diversos setores da comunidade, sob o pretexto de, em cada escola, ter “um rosto” a quem possam ser assacadas responsabilidades e permitir a afi rmação de “boas lideranças e lideranças efi cazes”. Neste estudo pretende-se analisar se os mecanismos introduzidos na escolha do diretor pelo Decreto-Lei n.º 75/2008 induziram a mudanças signifi cativas no processo de escolha do gestor de topo da escola, inferir o retrato-tipo do gestor escolar e averiguar se as lógicas subjacentes à sua seleção confi rmaram ou infi rmaram o perfi l de gestor sugerido normativamente

Description

Keywords

Diretor Eleição Perfil Influência

Pedagogical Context

Citation

SILVA, Margarida Antonieta; MACHADO, Joaquim - A escolha do diretor. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p.107-135

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Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia

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