Publication
Trabalho partilhado entre famĂlias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidade
| dc.contributor.author | Almeida, Celeste Torres | |
| dc.contributor.author | Ribeiro, Célia | |
| dc.contributor.author | SimÔes, Cristina | |
| dc.date.accessioned | 2012-09-19T13:52:07Z | |
| dc.date.available | 2012-09-19T13:52:07Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Conhecer a forma como as famĂlias de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) veem a interação com os professores de educação especial e do ensino regular e como estes dĂŁo resposta Ă s suas necessidades, adequam os procedimentos, respostas educativas e apoios, tendo sempre em mente favorecer o crescimento e desenvolvimento destes alunos, foi o objetivo central deste estudo. As mudanças que, de um modo geral, se vĂŁo operando, decorrem de vĂĄrios fatores: de ordem polĂtica, social, econĂłmica, judicial, cientĂfica e humanitĂĄria. Esta problemĂĄtica assume uma pertinĂȘncia atual, pois a prĂłpria evolução do apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE ) e suas famĂlias, em ambientes menos restritivos, coloca novos desafios Ă escola do ensino regular no que se refere Ă s formas de interagir e colaborar com estas. Contudo, esta mudança sĂł serĂĄ produtiva e geradora de sucesso, se a encararmos enquanto processo partilhado, prĂłpria de uma organização flexĂvel e que pretendemos inclusiva. AtravĂ©s de um estudo de tipo qualitativo, realizamos nove entrevistas a famĂlias responsĂĄveis por alunos com DID, distribuĂdas pela zona centro, nomeadamente de agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Coimbra e Aveiro. Das conclusĂ”es retiradas deste estudo, e em termos genĂ©ricos, podemos dizer que a interação dos dois profissionais de educação com as famĂlias revelou um notĂłrio contraste relativamente a procedimentos e prĂĄticas. | por |
| dc.description.abstract | Knowing the way families of students who have development and intellectual difficulties (DID) see the interaction between special needs teachers and regular teachers and the way they respond to their needs, adequate procedures, give answer to the educational needs, having the growth and the development of these students in mind, has been the main purpose of this study. The changes that take place are, most of all, because of political, social, economic, judicial, scientific and humanitarian reasons. This is a pertinent problem because the evolution of the support given to students with learning disabilities and their families, in less restricted environments, places new challenges to regular schools in what concerns new ways of interacting and collaborating with them. Nevertheless, this change will only be productive and successful if we see it as a shared process of an inclusive school with a flexible organization. Through a qualitative study, we interviewed nine families that are responsible for students with DID, in the centre of Portugal, more specifically in Viseu, Coimbra and Aveiro. We concluded, in general, that the interactions between the two education professionals with the families showed a relevant contrast in procedures and actions. | |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Celeste Torres ; RIBEIRO, CĂ©lia ; SIMĂES, Cristina - Trabalho partilhado entre famĂlias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidade. GestĂŁo e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. NÂș 19 (2011), p. 229-247. | por |
| dc.identifier.doi | 10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.145 | |
| dc.identifier.issn | 0872-556X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/9180 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade CatĂłlica Portuguesa. Departamento de Economia, GestĂŁo e CiĂȘncias Sociais | por |
| dc.subject | Interação | por |
| dc.subject | FamĂlias | por |
| dc.subject | Alunos | por |
| dc.subject | Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental | por |
| dc.subject | Professores | por |
| dc.subject | Interaction | por |
| dc.subject | Families | por |
| dc.subject | Students | por |
| dc.subject | Development and Intellectual Difficulties | por |
| dc.subject | Teachers | por |
| dc.title | Trabalho partilhado entre famĂlias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidade | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 247 | por |
| oaire.citation.issue | 19 | |
| oaire.citation.startPage | 229 | por |
| oaire.citation.title | GestĂŁo e Desenvolvimento | por |
| person.familyName | Ribeiro | |
| person.givenName | Célia | |
| person.identifier.ciencia-id | 3212-EF16-9B2E | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1000-6890 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57200572324 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73 |
