Repository logo
 
Publication

Trabalho partilhado entre famĂ­lias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidade

dc.contributor.authorAlmeida, Celeste Torres
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorSimÔes, Cristina
dc.date.accessioned2012-09-19T13:52:07Z
dc.date.available2012-09-19T13:52:07Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractConhecer a forma como as famĂ­lias de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) veem a interação com os professores de educação especial e do ensino regular e como estes dĂŁo resposta Ă s suas necessidades, adequam os procedimentos, respostas educativas e apoios, tendo sempre em mente favorecer o crescimento e desenvolvimento destes alunos, foi o objetivo central deste estudo. As mudanças que, de um modo geral, se vĂŁo operando, decorrem de vĂĄrios fatores: de ordem polĂ­tica, social, econĂłmica, judicial, cientĂ­fica e humanitĂĄria. Esta problemĂĄtica assume uma pertinĂȘncia atual, pois a prĂłpria evolução do apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE ) e suas famĂ­lias, em ambientes menos restritivos, coloca novos desafios Ă  escola do ensino regular no que se refere Ă s formas de interagir e colaborar com estas. Contudo, esta mudança sĂł serĂĄ produtiva e geradora de sucesso, se a encararmos enquanto processo partilhado, prĂłpria de uma organização flexĂ­vel e que pretendemos inclusiva. AtravĂ©s de um estudo de tipo qualitativo, realizamos nove entrevistas a famĂ­lias responsĂĄveis por alunos com DID, distribuĂ­das pela zona centro, nomeadamente de agrupamentos de escolas dos distritos de Viseu, Coimbra e Aveiro. Das conclusĂ”es retiradas deste estudo, e em termos genĂ©ricos, podemos dizer que a interação dos dois profissionais de educação com as famĂ­lias revelou um notĂłrio contraste relativamente a procedimentos e prĂĄticas.por
dc.description.abstractKnowing the way families of students who have development and intellectual difficulties (DID) see the interaction between special needs teachers and regular teachers and the way they respond to their needs, adequate procedures, give answer to the educational needs, having the growth and the development of these students in mind, has been the main purpose of this study. The changes that take place are, most of all, because of political, social, economic, judicial, scientific and humanitarian reasons. This is a pertinent problem because the evolution of the support given to students with learning disabilities and their families, in less restricted environments, places new challenges to regular schools in what concerns new ways of interacting and collaborating with them. Nevertheless, this change will only be productive and successful if we see it as a shared process of an inclusive school with a flexible organization. Through a qualitative study, we interviewed nine families that are responsible for students with DID, in the centre of Portugal, more specifically in Viseu, Coimbra and Aveiro. We concluded, in general, that the interactions between the two education professionals with the families showed a relevant contrast in procedures and actions.
dc.identifier.citationALMEIDA, Celeste Torres ; RIBEIRO, CĂ©lia ; SIMÕES, Cristina - Trabalho partilhado entre famĂ­lias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidade. GestĂŁo e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. NÂș 19 (2011), p. 229-247.por
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.145
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/9180
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade CatĂłlica Portuguesa. Departamento de Economia, GestĂŁo e CiĂȘncias Sociaispor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectFamĂ­liaspor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectDificuldade Intelectual e Desenvolvimentalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInteractionpor
dc.subjectFamiliespor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectDevelopment and Intellectual Difficultiespor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleTrabalho partilhado entre famĂ­lias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinĂȘncia e a atualidadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage247por
oaire.citation.issue19
oaire.citation.startPage229por
oaire.citation.titleGestĂŁo e Desenvolvimentopor
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCélia
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
gestaodesenvolvimento19_229.pdf
Size:
286.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: