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Authors
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Abstract(s)
Sustainability is becoming more and more relevant. Climate change and global warming are not anymore perceived as a problem to be dealt with only in the future but instead, a challenge of the present days. Therefore, both consumers and brands are more concerned than ever before about the environmental consequences of their actions and strive to reduce them by implementing green practices into their day-to-day life. The growing interest in eco-friendly products has raised companies’ green marketing on social media. However, little is known about the impact of these sustainable strategies on brands’ status and consumers’ engagement in social networks. Consequently, the present dissertation aims to assess whether or not green content increases consumers’ engagement with a brand and, therefore, the status of the brand on Instagram, as a function of industry. Results indicate that when analyzing the industries individually, users engage more with ecological posts on Instagram. It can be affirmed that sustainable posts work better in most industries, except in the technological one. For this reason, brands that belong to these industries should profit from an investment in sustainable communication on Instagram as the adoption of eco-friendly marketing strategies may improve their image and reputation with customers.
A sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais relevante. As alterações climáticas e o aquecimento global já não são vistos como um problema a resolver apenas no futuro, mas sim como um desafio dos dias de hoje. Assim sendo, tanto os consumidores como as marcas estão mais preocupados do que nunca com as consequências ambientais das suas ações e esforçam-se por reduzi-las, através da implementação de práticas sustentáveis no seu dia-a-dia. O crescente interesse em produtos ecológicos levou a um aumento do marketing ecológico das empresas nas redes sociais. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto dessas estratégias sustentáveis no status das marcas e no engagement dos consumidores nas redes sociais. Consequentemente, a presente dissertação visa avaliar se o conteúdo ecológico aumenta ou não o envolvimento dos consumidores com uma marca e, portanto, o status da marca no Instagram, em função da indústria. Os resultados indicam que, ao analisar as indústrias individualmente, os utilizadores interagem mais com publicações ecológicas no Instagram. Pode-se afirmar que os posts sustentáveis funcionam melhor na maioria das indústrias, sendo a exceção a indústria tecnológica. Por esta razão, as marcas que pertencem a estas indústrias devem investir em comunicação sustentável no Instagram, pois a adoção de estratégias de marketing eco-friendly pode melhorar sua imagem e reputação junto dos clientes.
A sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais relevante. As alterações climáticas e o aquecimento global já não são vistos como um problema a resolver apenas no futuro, mas sim como um desafio dos dias de hoje. Assim sendo, tanto os consumidores como as marcas estão mais preocupados do que nunca com as consequências ambientais das suas ações e esforçam-se por reduzi-las, através da implementação de práticas sustentáveis no seu dia-a-dia. O crescente interesse em produtos ecológicos levou a um aumento do marketing ecológico das empresas nas redes sociais. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto dessas estratégias sustentáveis no status das marcas e no engagement dos consumidores nas redes sociais. Consequentemente, a presente dissertação visa avaliar se o conteúdo ecológico aumenta ou não o envolvimento dos consumidores com uma marca e, portanto, o status da marca no Instagram, em função da indústria. Os resultados indicam que, ao analisar as indústrias individualmente, os utilizadores interagem mais com publicações ecológicas no Instagram. Pode-se afirmar que os posts sustentáveis funcionam melhor na maioria das indústrias, sendo a exceção a indústria tecnológica. Por esta razão, as marcas que pertencem a estas indústrias devem investir em comunicação sustentável no Instagram, pois a adoção de estratégias de marketing eco-friendly pode melhorar sua imagem e reputação junto dos clientes.
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Keywords
Green marketing Sustainability Status brand Greenwashing Consumer engagement Instagram Marketing verde Sustentabilidade
