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Abstract(s)
This dissertation is based on a mixed-method research composed of a quantitative data analysis and an in-depth expert interview to investigate the current developments in the competitive landscape of the international wine industry and its repercussions on the German wine industry. This thesis investigates whether managing international perception is of great significance to strengthen the market position of the German wine industry in an international but also domestic context. The obtained results from the quantitative analysis distinctly prove the imperative of the German wine industry to hone its international perception due to worldwide but also domestic competitive pressure triggered by new global players and increasing trade behavior. Under the consideration of already existing competitive advantages of the German wines, which are emerged in the expert interview, and the current competitive landscape this thesis suggests an overall strategic orientation focusing on quality rich wine and a niche market positioning. Moreover, there is a pressing need to use online channels to communicate the differentiating factors of the German wines and to also target the promising customer segment of the millennials. Tourism is another possible communication channel. The differentiating characteristics are the long-standing tradition and the relative low alcohol content of the German wines. In addition, emphasis should be given to a simplified labelling by naming the grape variety and taking advantage of “Made in Germany”. Moreover, research focus should shift from the production process to the product and its associated costumer demands. Finally, additional research gaps and potential future issues are suggested.
Esta dissertação é baseada numa investigação de metodologia mista composta por uma análise quantitativa de dados e uma entrevista aprofundada com um especialista para investigar os atuais desenvolvimentos no panorama competitivo da industria vinícola internacionais e as suas repercussões para a indústria de vinhos alemã. Esta tese investiga se gerir a perceção internacional é de grande relevância para fortalecer a posição no mercado da indústria vinícola alemã num contexto não só internacional mas também doméstico.Os resultados obtidos na análise quantitativa provam claramente a necessidade da indústria vinícola alemã em melhorar a sua perceção internacional devido à pressão para competição não só a nível mundial mas também doméstica, despoletada por novos agentes globais e os crescentes comportamentos comerciais. Sob a consideração da existência de vantagens competitivas dos vinhos alemães, que são revelados nas entrevistas com experts, assim como o atual panorama competitivo, esta tese sugere uma orientação estratégica global focada em vinhos de alta qualidade e posicionamento em nichos de mercado. Adicionalmente, há pressão para o uso de canais de comunicação online para informar os fatores diferenciadores que os vinhos alemães têm e também para se focarem no segmento de consumidores promissor que são os millenials. O turismo é outro possível canal de comunicação. As características diferenciadoras são a tradição de longa data e o relativamente baixo teor de álcool dos vinhos alemães. Além disso, deve ser dada ênfase a rótulos simples que identificam a variedade da uva e que aproveitem a vantagem do “Made in Germany”. Além disso, o foco da investigação deve mudar do processo de produção do produto para o produto e as necessidades dos consumidores associadas. Por fim, lacunas na literatura e potencias problemas futuros são sugeridos.
Esta dissertação é baseada numa investigação de metodologia mista composta por uma análise quantitativa de dados e uma entrevista aprofundada com um especialista para investigar os atuais desenvolvimentos no panorama competitivo da industria vinícola internacionais e as suas repercussões para a indústria de vinhos alemã. Esta tese investiga se gerir a perceção internacional é de grande relevância para fortalecer a posição no mercado da indústria vinícola alemã num contexto não só internacional mas também doméstico.Os resultados obtidos na análise quantitativa provam claramente a necessidade da indústria vinícola alemã em melhorar a sua perceção internacional devido à pressão para competição não só a nível mundial mas também doméstica, despoletada por novos agentes globais e os crescentes comportamentos comerciais. Sob a consideração da existência de vantagens competitivas dos vinhos alemães, que são revelados nas entrevistas com experts, assim como o atual panorama competitivo, esta tese sugere uma orientação estratégica global focada em vinhos de alta qualidade e posicionamento em nichos de mercado. Adicionalmente, há pressão para o uso de canais de comunicação online para informar os fatores diferenciadores que os vinhos alemães têm e também para se focarem no segmento de consumidores promissor que são os millenials. O turismo é outro possível canal de comunicação. As características diferenciadoras são a tradição de longa data e o relativamente baixo teor de álcool dos vinhos alemães. Além disso, deve ser dada ênfase a rótulos simples que identificam a variedade da uva e que aproveitem a vantagem do “Made in Germany”. Além disso, o foco da investigação deve mudar do processo de produção do produto para o produto e as necessidades dos consumidores associadas. Por fim, lacunas na literatura e potencias problemas futuros são sugeridos.
Description
Keywords
Wine industry German wine industry Internationalization Strategy Perception
