Repository logo
 
Publication

Redenção e deformidade: a poética do estranhamento como discurso teológico da modernidade

dc.contributor.authorBartolomei, Teresa
dc.date.accessioned2021-04-26T08:09:09Z
dc.date.available2021-04-26T08:09:09Z
dc.date.issued2021-04-15
dc.description.abstractO processo psicológico da identificação emocional com o herói é o paradigma domi-nante da civilização literária ocidental desde a sua descrição na Poética de Aristóteles como mecanismo básico da receção da obra por parte do leitor/espetador, e a sua adoção como vetor primário daquela edificação moral prezada na antiguidade clássica e na tradição cristã como função antropológica essencial da literatura.Gesto fundador da modernidade literária a partir, pelo menos, do fim do século XIX, numa inovação que seria teorizada sistematicamente na dramaturgia do estranhamento de Bertolt Brecht, a rutura com este paradig-ma implica uma mudança radical não apenas do discurso antropológico veiculado pela lite-ratura e da interpretação do seu papel como agente moral, mas também do discurso te-ológico por ela implícita ou explicitamente desenvolvido. Com referência final à obra de duas escritoras símbolo desta evolução como Flannery O Connor e Clarice Lispector, focalizar-se-á o núcleo teológico da poética do estranhamento, de desativação da identificação empática com o protagonista: é através da intolerável, repugnante, deformidade (moral e estéti-ca) do ser humano que a redenção se manifesta como ocorrência, imprevisível e humanamente impossível, da Graça, como abismo incompreensível em que a transcendência se abre caminho, derrubando todo o raciocínio, toda a expetati-va, toda a lógica. Porque a redenção é Graça, não Lei.pt_PT
dc.description.abstractThe psychological process of emotional identification with the hero is the dominant paradigm of Western literary civilization since its description in Aristotle’s Poetics as the basic mechanism of reader’s/spectator’s reception of works, and its adoption as the primary vector of that moral edification praised in classical antiquity and in the Christian tradition as an essential anthropological function of literature.Founding gesture of literary modernity from at least the nineteenth century, through an innovation that will be theoretically formalized in Bertolt Brecht’s dramaturgy of estrangement, the break with this paradigm implies a radical change not only in the anthropological discourse conveyed by literature and in the interpretation of its role as moral agent, but also in the theological discourse implicitly or explicitly developed by literature.With final reference to the work of two writers symbolizing this evolution, such as Flannery O’Connor and Clarice Lispector, the essay focuses on the theological core of the estrangement poetics, with its blocking of the empathic identification with the protagonist: it is through the intolerable, repulsive deformity (moral and aesthetic) of a human being that redemption manifests itself as the unpredictable and humanly impossible occurrence of Grace, as an incomprehensible abyss in which transcendence makes her way, overthrowing all reasoning, all expectation, all logic. Because redemption is Grace, not Law.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.23925/2236-9937.2021v23p51-116pt_PT
dc.identifier.issn2236-9937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32717
dc.identifier.wos000640551200004
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentificaçãopt_PT
dc.subjectEstranhamentopt_PT
dc.subjectRepugnânciapt_PT
dc.subjectDeformidadept_PT
dc.subjectRedençãopt_PT
dc.subjectPoéticapt_PT
dc.subjectAristótelespt_PT
dc.subjectFlannery O'Connowpt_PT
dc.subjectClarice Lispectorpt_PT
dc.subjectIdentificationpt_PT
dc.subjectEstrangementpt_PT
dc.subjectDeformitypt_PT
dc.subjectRedemptionpt_PT
dc.titleRedenção e deformidade: a poética do estranhamento como discurso teológico da modernidadept_PT
dc.title.alternativeRedemption and deformity: the poetics of strangeness as the theological discourse of modernitypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.issue23 (2021)pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleTeoliteráriapt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameBartolomei
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-idFD13-D216-C0FF
person.identifier.orcid0000-0003-3209-0461
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydc3e2f6d-d8e6-4832-a8b3-4f8a86c89be7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
29167857.pdf
Size:
761.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format