Repository logo
 
Publication

Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões

dc.contributor.authorCastro, Helena de Fátima Gonçalves de
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2017-11-15T14:45:44Z
dc.date.available2017-11-15T14:45:44Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente artigo tem a finalidade de divulgar os principais resultados de um estudo multicaso desenvolvido no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade Ca- tólica Portuguesa. O objetivo da investigação foi encontrar os impactos da avaliação externa e da autoavaliação das escolas, tendo em conta a sua melhoria. Escolheram-se três escolas muito diferentes, apesar da proximidade geográfica, nomeadamente no que toca à existência de equipas de autoavaliação e à experiência de autoavaliação e autorregulação. Os resultados da investigação mostram que os impactos produzidos pela avaliação externa e pela autoavaliação se limitam ao plano formal, assegurando objetivos que não se referem à melhoria das escolas, mas à necessidade de legitimação do statu quo. Estas avaliações foram interpretadas e vividas pelos atores entrevistados como oportunidade de gerenciamento de impressões face às pressões internas e externas de que as escolas eram alvo.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to disseminate the main results of a multiple case study developed within the PhD in Educational Sciences from Portuguese Catholic University. The goal of the investiga-tion was to fi nd the impact of self-evaluation and external evaluation of schools, taking into account their improvement. We chose three very different schools, despite their geographical proximity, particularly with regard to the existence of self-assessment teams and the experien-ce of self-assessment and self-regulation. Research results show that the impacts produced by the external evaluation and self-assessment reduced to a formal plan. They ensure goals that are not about improving schools, but to the need of legitimize the statu quo. These evaluations were interpreted and experienced by actors interviewed as an opportunity to manage impres-sions due to internal and external pressures that schools were targete
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCastro, H., Alves, J. M. (2013). Avaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressões. Educação: Temas & Problemas, 12-13, 121-142.pt_PT
dc.identifier.issn1646-2831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Évora
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação de escolaspt_PT
dc.subjectRespostas estratégicapt_PT
dc.subjectHipocrisiapt_PT
dc.subjectIsomorfismopt_PT
dc.subjectEntropiapt_PT
dc.subjectInérciapt_PT
dc.subjectEncenaçãopt_PT
dc.subjectSchool assessment
dc.subjectStrategic responses
dc.subjectHypocrisy
dc.subjectIsomorphism
dc.subjectEntropy
dc.subjectInertia
dc.subjectStaging
dc.titleAvaliação de escolas: ritual de legitimação e gerenciamento de impressõespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage142
oaire.citation.issue12-13
oaire.citation.startPage121
oaire.citation.titleEducação: Temas e Problemaspt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Avaliação de escolas.pdf
Size:
507.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: