Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
How was a product like “Bimby” able to penetrate an unexplored market and maintain its leadership for more than 16 years while facing fierce competition, with cheaper and good quality products?
How did Bimby adapt and prevail through the digitalization of the industry, maintaining itself faithful to their business model and values?
Is the urge for constant innovation a serious issue to be considered in the product business model?
Will the years to come prove difficult for the company with the rising appearance of similar and highly competitive products?
This thesis herby presented in a case study form, intends to focus on the international product, Bimby and its strategic path throughout the years. In a form of an educational tool, this thesis study allows students to apply theoretical concepts and strategic frameworks developed in class to real business situations.
The case study intends to explain how Vorwerk, the company which sells Bimby, with a unique product and business model, can maintain itself as market leadership in a very competitive industry where imitation is a constant concern. Moreover, it is crucial to understand how Bimby’s business model enables them to maintain their competitive advantage and continually boost sales and their network of clients, focusing their business to customer satisfaction and personalization, developing a strong connection with all their clients, and revealing a different approach when compared with other players in the industry. In this case, our focus will be on Portugal’s operation and its direct competitors.
Como é que um produto como a Bimby consegue penetrar um Mercado ainda por explorer e manter uma liderança durante mais de 16 anos, enfrentado uma feroz concorrência, muitas das vezes oferecendo um produto mais barato. Como é que a Bimby foi capaz de adaptar o seu modelo de negócios e prevalecer como líder, enfrentado a digitalização da industria, ainda assim, mantendo-se fiel aos seus princípios e modelo de negócio? Irão os próximos anos provar ser difíceis para a empresa com a aparição de produtos similares e bastante competitivos? Este caso de estudo, procura focar no produto internacional conhecido como Bimby e o seu percurso estratégico ao longo dos anos. Servindo como uma ferramenta para a educação, esta dissertação permite aos alunos, aplicar conceitos teóricos e estruturas estratégicas desenvolvidas em aula e aplica-las a situações de negócio reais. Este caso de estudo procura explicar como é que esta empresa, com este produto e modelo de negocio específicos, conseguiu manter a sua liderança no mercado numa industria muito competitiva, onde a imitação do seu produto verifica ser um problema constante. Perceber ainda como é que o seu modelo de negócio único permitiu e ainda permite manter uma vantagem competitiva e continuamente impulsionar as vendas e a sua rede de clientes, focando o negócio na satisfação e personalização máxima dos seus clientes, e revelando uma abordagem diferente, quando comparado com a sua concorrência. Neste caso de estudo iremos focar o mercado Português e os seus concorrentes mais diretos.
Como é que um produto como a Bimby consegue penetrar um Mercado ainda por explorer e manter uma liderança durante mais de 16 anos, enfrentado uma feroz concorrência, muitas das vezes oferecendo um produto mais barato. Como é que a Bimby foi capaz de adaptar o seu modelo de negócios e prevalecer como líder, enfrentado a digitalização da industria, ainda assim, mantendo-se fiel aos seus princípios e modelo de negócio? Irão os próximos anos provar ser difíceis para a empresa com a aparição de produtos similares e bastante competitivos? Este caso de estudo, procura focar no produto internacional conhecido como Bimby e o seu percurso estratégico ao longo dos anos. Servindo como uma ferramenta para a educação, esta dissertação permite aos alunos, aplicar conceitos teóricos e estruturas estratégicas desenvolvidas em aula e aplica-las a situações de negócio reais. Este caso de estudo procura explicar como é que esta empresa, com este produto e modelo de negocio específicos, conseguiu manter a sua liderança no mercado numa industria muito competitiva, onde a imitação do seu produto verifica ser um problema constante. Perceber ainda como é que o seu modelo de negócio único permitiu e ainda permite manter uma vantagem competitiva e continuamente impulsionar as vendas e a sua rede de clientes, focando o negócio na satisfação e personalização máxima dos seus clientes, e revelando uma abordagem diferente, quando comparado com a sua concorrência. Neste caso de estudo iremos focar o mercado Português e os seus concorrentes mais diretos.
Description
Keywords
Strategic fit Competitive advantage Business model Core competencies Vertical integration Ajuste estratégico Vantagem competitiva Modelo de negócio Competências essenciais Integração vertical