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A singularidade da organização escolar: fatores para uma boa escola

dc.contributor.authorCruz, Ricardo
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2020-12-03T12:21:34Z
dc.date.available2020-12-03T12:21:34Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractUma organização complexa como é a escola faz dela um objeto de estudo por excelência, dadas as suas peculiaridades, no que respeita ao modelo sistémico organizacional que preconiza. É, por isso, pertinente, traçar um retrato desta organização e perceber quais os indicadores e fatores que contribuem para a singularidade de uma escola. De entre o conjunto de dimensões que podem contribuir para tal, quais determinam o sucesso? Apesar de ser possível apontar áreas de intervenção que podem indiciar esses fatores, como o paradigma de ensino e aprendizagem dominante, o modelo de trabalho dos professores, o processo de melhoria ou o papel das lideranças, só através de uma investigação com este escopo é que poder-se-ão encontrar os indicadores que apontam para a eficácia de uma escola, na sua singularidade. Este estudo delimita-se à área do concelho do Porto, por uma questão de exequibilidade. O trabalho incide sobre as quinze escolas sede de agrupamento e sobre três das quatro escolas não agrupadas do concelho. Numa primeira fase, procede-se a um estudo dos documentos estruturantes de cada uma das escolas, na procura de elementos distintivos da singularidade de cada uma delas. Com base nos resultados da análise de conteúdo sobre esses textos, parte-se para um estudo mais focado do objeto, considerando apenas algumas das dimensões dessas singularidades detetadas. Chega-se, assim, Uma organização complexa como é a escola faz dela um objeto de estudo por excelência, dadas as suas peculiaridades, no que respeita ao modelo sistémico organizacional que preconiza. É, por isso, pertinente, traçar um retrato desta organização e perceber quais os indicadores e fatores que contribuem para a singularidade de uma escola. De entre o conjunto de dimensões que podem contribuir para tal, quais determinam o sucesso? Apesar de ser possível apontar áreas de intervenção que podem indiciar esses fatores, como o paradigma de ensino e aprendizagem dominante, o modelo de trabalho dos professores, o processo de melhoria ou o papel das lideranças, só através de uma investigação com este escopo é que poder-se-ão encontrar os indicadores que apontam para a eficácia de uma escola, na sua singularidade. Este estudo delimita-se à área do concelho do Porto, por uma questão de exequibilidade. O trabalho incide sobre as quinze escolas sede de agrupamento e sobre três das quatro escolas não agrupadas do concelho. Numa primeira fase, procede-se a um estudo dos documentos estruturantes de cada uma das escolas, na procura de elementos distintivos da singularidade de cada uma delas. Com base nos resultados da análise de conteúdo sobre esses textos, parte-se para um estudo mais focado do objeto, considerando apenas algumas das dimensões dessas singularidades detetadas. Chega-se, assim,Uma organização complexa como é a escola faz dela um objeto de estudo por excelência, dadas as suas peculiaridades, no que respeita ao modelo sistémico organizacional que preconiza. É, por isso, pertinente, traçar um retrato desta organização e perceber quais os indicadores e fatores que contribuem para a singularidade de uma escola. De entre o conjunto de dimensões que podem contribuir para tal, quais determinam o sucesso? Apesar de ser possível apontar áreas de intervenção que podem indiciar esses fatores, como o paradigma de ensino e aprendizagem dominante, o modelo de trabalho dos professores, o processo de melhoria ou o papel das lideranças, só através de uma investigação com este escopo é que poder-se-ão encontrar os indicadores que apontam para a eficácia de uma escola, na sua singularidade. Este estudo delimita-se à área do concelho do Porto, por uma questão de exequibilidade. O trabalho incide sobre as quinze escolas sede de agrupamento e sobre três das quatro escolas não agrupadas do concelho. Numa primeira fase, procede-se a um estudo dos documentos estruturantes de cada uma das escolas, na procura de elementos distintivos da singularidade de cada uma delas. Com base nos resultados da análise de conteúdo sobre esses textos, parte-se para um estudo mais focado do objeto, considerando apenas algumas das dimensões dessas singularidades detetadas. Chega-se, assim,aos indicadores que caracterizam a escola que descobre e promove talentos, fazendo aprender todos aquelas que nela trabalham. Afinal, o que é que determina ou caracteriza uma escola como uma boa escola?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCruz, R., Alves, J.M. (2019). A singularidade da organização escolar: fatores para uma boa escola. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 510-521). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789895436446
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.subjectCultura escolarpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.titleA singularidade da organização escolar: fatores para uma boa escolapt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage521pt_PT
oaire.citation.startPage510pt_PT
oaire.citation.titleEducação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacionalpt_PT
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.givenNameJosé Joaquim
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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