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The superyacht industry, traditionally associated with luxury and exclusivity, is under pressure. With rising public scrutiny, changing climate regulations, and demands from different stakeholders, it is essential to promote the adoption of alternative fuels. This study used a literature review, twelve semi-structured expert interviews, and a survey with 179 respondents to investigate drivers of alternative fuels for the superyacht industry. The findings indicated that regulatory frameworks were the leading driver of the transition to alternative fuels, outweighing incentives from yacht owners or market forces. Although younger, more environmentally conscious owners expressed interest in lower-emission propulsion systems, they remain reluctant to invest substantially in new technologies without regulatory mandates and sufficient infrastructure. Furthermore, contrary to the findings of the literature, the Veblen effect does not apply to superyachts. Among the alternative fuels, methanol, and hydrotreated vegetable oil appeared to be practical transitional options, while hydrogen and other advanced solutions are hampered by high costs and infrastructural challenges. Growing pressure from stakeholders, including increased scrutiny from environmental groups and the adoption of transparent lifecycle assessment tools, highlights the need for credible sustainability measures to avoid accusations of greenwashing. In conclusion, the superyacht sector is at a turning point. Decisive policy intervention, stakeholder collaboration, and a strategic focus on established alternative fuels provide a clear pathway to integrating environmental responsibility with luxury maritime experiences.
A indústria de superiates, tradicionalmente associada ao luxo e à exclusividade, está sob pressão. Com o aumento do escrutínio público, mudanças nas regulamentações climáticas e demandas de diferentes partes interessadas, é essencial promover a adoção de combustíveis alternativos. Neste estudo, uma revisão de literatura, doze entrevistas semiestruturadas com especialistas e uma pesquisa com 179 respondentes foram utilizadas para investigar os fatores que impulsionam combustíveis alternativos na indústria de superiates. Os resultados indicaram que marcos regulatórios são o principal motor da transição para combustíveis alternativos, superando incentivos dos proprietários de iates ou das forças de mercado. Embora proprietários mais jovens e ambientalmente conscientes demonstrem interesse por sistemas de propulsão com menor emissão, eles permanecem relutantes em realizar investimentos substanciais em novas tecnologias sem mandatos regulatórios e infraestrutura adequada. Além disso, contrariamente às descobertas da literatura, o efeito Veblen não se aplica aos superiates. Entre os combustíveis alternativos, o metanol e o óleo vegetal hidrotratado surgiram como opções transitórias práticas, enquanto hidrogênio e outras soluções avançadas enfrentam desafios relacionados a custos elevados e infraestrutura insuficiente. O crescente pressionamento por parte de stakeholders, incluindo o aumento do escrutínio de grupos ambientais e a adoção de ferramentas transparentes de avaliação do ciclo de vida, destaca a necessidade de medidas sustentáveis credíveis para evitar acusações de greenwashing. Em conclusão, o setor de superiates está em um ponto crítico. Uma intervenção política robusta, colaboração entre stakeholders e foco em combustíveis alternativos já estabelecidos fornecem um caminho claro para integrar responsabilidade ambiental com experiências de luxo.
A indústria de superiates, tradicionalmente associada ao luxo e à exclusividade, está sob pressão. Com o aumento do escrutínio público, mudanças nas regulamentações climáticas e demandas de diferentes partes interessadas, é essencial promover a adoção de combustíveis alternativos. Neste estudo, uma revisão de literatura, doze entrevistas semiestruturadas com especialistas e uma pesquisa com 179 respondentes foram utilizadas para investigar os fatores que impulsionam combustíveis alternativos na indústria de superiates. Os resultados indicaram que marcos regulatórios são o principal motor da transição para combustíveis alternativos, superando incentivos dos proprietários de iates ou das forças de mercado. Embora proprietários mais jovens e ambientalmente conscientes demonstrem interesse por sistemas de propulsão com menor emissão, eles permanecem relutantes em realizar investimentos substanciais em novas tecnologias sem mandatos regulatórios e infraestrutura adequada. Além disso, contrariamente às descobertas da literatura, o efeito Veblen não se aplica aos superiates. Entre os combustíveis alternativos, o metanol e o óleo vegetal hidrotratado surgiram como opções transitórias práticas, enquanto hidrogênio e outras soluções avançadas enfrentam desafios relacionados a custos elevados e infraestrutura insuficiente. O crescente pressionamento por parte de stakeholders, incluindo o aumento do escrutínio de grupos ambientais e a adoção de ferramentas transparentes de avaliação do ciclo de vida, destaca a necessidade de medidas sustentáveis credíveis para evitar acusações de greenwashing. Em conclusão, o setor de superiates está em um ponto crítico. Uma intervenção política robusta, colaboração entre stakeholders e foco em combustíveis alternativos já estabelecidos fornecem um caminho claro para integrar responsabilidade ambiental com experiências de luxo.
Description
Keywords
Superyachts Drivers for alternative fuel adoption Environmental impact Economic impact Alternative marine fuels Lifecycle assessment Hydrogen Hydrotreated vegetable oil Biodiesel Methanol Dynamic capabilities Sustainable supply chain management Willingness-to-pay Superiates Direcionadores da adoção de combustíveis alternativos Impacto ambiental Impacto econômico Combustíveis alternativos Combustíveis marítimos Avaliação de ciclo de vida Hidrogênio Óleo vegetal hidrotratado Metanol Capacidades dinâmicas Gestão sustentável da cadeia de suprimentos Disposição a pagar
Pedagogical Context
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