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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Through globalisation it has become increasingly important for banks to develop effective
internationalisation strategies to remain competitive in the global market. Therefore, it is
important to look at the drivers behind bank’s internationalisation strategies and their
effectiveness. This thesis analyses BNP Paribas’ internationalisation strategy through
qualitative methods to provide an understanding on how banks expand to new foreign markets.
Primary data was acquired by interviewing senior managers from BNP Paribas and further
secondary data was used to validate the findings. The thesis studied differences in strategy
between well-diversified banks and traditional retail banks, with the aim to understand the
drivers behind BNP Paribas’ success in its internationalisation. Specifically, the study finds that
cultural similarity of target markets diminishes when studying more diversified banks, shifts in
the home market affect foreign expansion, and building home market capabilities is essential
before beginning foreign expansion. These findings have important managerial implications
and provide practical insights for banks planning to expand internationally and contribute to
the academic research on banks’ internationalisation strategies. By carefully considering their
unique strengths and weaknesses when developing their internationalisation strategy banks can
achieve greater success in the global market.
Graças à globalização, a necessidade de os bancos desenvolverem efetivas estratégias de internacionalização no mercado global, a fim de garantirem a sua competitividade, tornou-se um imperativo cada vez mais crescente. Esta tese analisa a estratégia de expansão internacional da Instituição BNP Paribas através de métodos qualitativos que proporcionam uma compreensão acerca de como os Bancos se expandem em novos mercados estrangeiros. Para isso, estudaremos diferenças de estratégia entre bancos bem diversificados e bancos de retalho tradicional com vista a entender as causas que levaram à internacionalização bem-sucedida em particular do BNP Paribas. A tese utiliza informação adquirida através de entrevistas realizadas diretamente a gestores executivos da instituição em analise, num primeiro nível, sendo validada e corroborada com informação secundaria. Especificamente, o estudo revela que a similaridade cultural dos mercados alvo diminui quando estamos perante bancos com portefólio diversificado, mudanças no mercado interno afetam a expansão internacional e que a construção de capacidades no mercado doméstico é fulcral antes de se dar início a qualquer processo de internacionalização. Estas descobertas têm importantes implicações no processo de gestão e providenciam conhecimentos práticos a bancos que pretendam dar início ao seu processo de expansão internacional, bem como a contribuição para a pesquisa académica alusiva a Estratégias de Expansão Internacional bancária. Considerando analiticamente e criteriosamente as suas maiores vantagens bem como fraquezas aquando do desenvolvimento da sua estratégia de internacionalização, os bancos exponenciam a sua probabilidade de sucesso no mercado global.
Graças à globalização, a necessidade de os bancos desenvolverem efetivas estratégias de internacionalização no mercado global, a fim de garantirem a sua competitividade, tornou-se um imperativo cada vez mais crescente. Esta tese analisa a estratégia de expansão internacional da Instituição BNP Paribas através de métodos qualitativos que proporcionam uma compreensão acerca de como os Bancos se expandem em novos mercados estrangeiros. Para isso, estudaremos diferenças de estratégia entre bancos bem diversificados e bancos de retalho tradicional com vista a entender as causas que levaram à internacionalização bem-sucedida em particular do BNP Paribas. A tese utiliza informação adquirida através de entrevistas realizadas diretamente a gestores executivos da instituição em analise, num primeiro nível, sendo validada e corroborada com informação secundaria. Especificamente, o estudo revela que a similaridade cultural dos mercados alvo diminui quando estamos perante bancos com portefólio diversificado, mudanças no mercado interno afetam a expansão internacional e que a construção de capacidades no mercado doméstico é fulcral antes de se dar início a qualquer processo de internacionalização. Estas descobertas têm importantes implicações no processo de gestão e providenciam conhecimentos práticos a bancos que pretendam dar início ao seu processo de expansão internacional, bem como a contribuição para a pesquisa académica alusiva a Estratégias de Expansão Internacional bancária. Considerando analiticamente e criteriosamente as suas maiores vantagens bem como fraquezas aquando do desenvolvimento da sua estratégia de internacionalização, os bancos exponenciam a sua probabilidade de sucesso no mercado global.
Description
Keywords
Internationalisation Internationalisation of banks Mergers and acquisitions Diversified banks Market entry Internacionalização Internacionalização de bancos Fusões e aquisições Bancos diversificados Entrada no mercado