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Authors
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Abstract(s)
The car industry has suffered from severe scandals in the past decade. The most recent and
striking scandal was the Volkswagen emissions affair in 2015, that resulted in reputational
damages for the entire industry. Ensuing consequences are manifold, but potentially most
detrimental in the area of employee attraction, as firms operating in high-competitive
environments face an increasing challenge of acquiring a sufficient number of talented
employees. CSR can provide a competitive advantage in corporate reputation and employee
attractiveness, as millennials, the current generation entering the workforce, are ever more
socially and environmentally conscious. This thesis aims at understanding how CSR can
influence the application process and employer decision of millennials, investigated by the
case of BMW, one of the foremost CSR-conscious companies in the car industry. Findings
based on an extensive empirical analysis of students about to enter the workforce suggest that
CSR has a significant effect on employer attractiveness and likelihood of application.
However, BMW focuses only on promoting its internal CSR strategies and should therefore
adapt its communication content to potential employees in order to attract millennials and
further guarantee their competitive advantage within the industry.
As empresas que operam em ambientes altamente competitivos enfrentam um desafio crescente de adquirir um número suficiente de funcionários talentosos. Um exemplo é a indústria automobilística. Esta indústria tem sido alvo de vários escandâlos, sendo o mais recente o caso das emissões da Volkswagen em 2015. que teve impacto na reputação de toda a indústria. As consequências foram múltiplas, contudo as mais evidentes foi na área de atração de funcionários. A RSE pode proporcionar uma vantagem competitiva na reputação corporativa e na atratividade dos funcionários. A geração “Millennials”, está a entrar no mercado de trabalho tem uma maior consciência e exisgência do ponto de vista social e ambiental. Esta tese visa compreender como a RSE pode influenciar o processo de candidatura e a decisão de empregabilidade desta nova geração, tendo como referência o caso da BMW, uma das empresas mais ativas no âmbito da RSE na indústria automóvel. As evidências são baseados numa extensa análise empírica dos alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho e sugerem que a RSE tem um efeito significativo na atratividade do empregador e na probabilidade de candidatura. A BMW foca-se sobretudo na promoção de estratégias internas de RSE, sendo importante adaptar a sua mensagem comunicacional, por forma a atrair a nova geração e garantir a sua vantagem competitiva dentro da indústria.
As empresas que operam em ambientes altamente competitivos enfrentam um desafio crescente de adquirir um número suficiente de funcionários talentosos. Um exemplo é a indústria automobilística. Esta indústria tem sido alvo de vários escandâlos, sendo o mais recente o caso das emissões da Volkswagen em 2015. que teve impacto na reputação de toda a indústria. As consequências foram múltiplas, contudo as mais evidentes foi na área de atração de funcionários. A RSE pode proporcionar uma vantagem competitiva na reputação corporativa e na atratividade dos funcionários. A geração “Millennials”, está a entrar no mercado de trabalho tem uma maior consciência e exisgência do ponto de vista social e ambiental. Esta tese visa compreender como a RSE pode influenciar o processo de candidatura e a decisão de empregabilidade desta nova geração, tendo como referência o caso da BMW, uma das empresas mais ativas no âmbito da RSE na indústria automóvel. As evidências são baseados numa extensa análise empírica dos alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho e sugerem que a RSE tem um efeito significativo na atratividade do empregador e na probabilidade de candidatura. A BMW foca-se sobretudo na promoção de estratégias internas de RSE, sendo importante adaptar a sua mensagem comunicacional, por forma a atrair a nova geração e garantir a sua vantagem competitiva dentro da indústria.