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O aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escola

dc.contributor.authorSaraiva, Helena
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorSimões, Cristina
dc.date.accessioned2017-10-09T15:47:17Z
dc.date.available2017-10-09T15:47:17Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAo longo dos tempos, a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), onde se incluem os alunos com cegueira, foi assumindo várias feições decorrentes de fatores de ordem social, política, económica, religiosa, científica, até que, chegados aos nossos dias, a escola tem como grandes linhas orientadoras os pressupostos da inclusão. Na sociedade contemporânea, esta deve ter como valor supremo a formação de cidadãos autónomos e independentes, contribuindo para a construção de uma coletividade mais justa. Tendo como base este quadro de referências, a escola e a família enfrentam novos desafios através da exigência de um trabalho interativo e colaborativo. Através de um estudo de tipo qualitativo, pretendemos conhecer a importância que os pais e/ou encarregados de educação e os professores de Educação Especial (EE) atribuem às Atividades de Vida Diária (AVD) no desenvolvimento do aluno com cegueira, sem outras problemáticas associadas, e se há colaboração entre a família e a escola na construção da sua independência pessoal. Embora, a população alvo deste estudo, sejam quatro crianças/jovens com cegueira, a população inquirida foram os pais e/ou encarregados de educação e os professores de EE. A técnica de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. Das conclusões retiradas, muito genericamente, podemos referir que, embora seja atribuída grande importância pelos inquiridos às AVD, esta área é pouco trabalhada na escola e na família, especialmente na utilização de técnicas específicas, pelo que não se observa uma efetiva colaboração na sua implementação.pt_PT
dc.description.abstractThroughout the years, children and youth’s education with special educational needs, in which are included the blindness students, has acquired several features resulting from social, political, economic, religious and scientific factors, but nowadays in school, inclusion is the most important direction. In contemporary society, the greatest value is the development of autonomous and independent citizens, contributing to the building of a fairer community. Based on this frame of references, school and family face new challenges through the demand of an interactive and collaborative workload. Through a qualitative study, we intend to know the importance that parents and/or delegates of education and special education teachers give to Daily Life Activities in the development of blind students without other problems associated. We also pretend to know how the school and family work together in the building of that personal autonomy. Although the target population of this study are four blind children/youths, we interviewed their parents and/or delegates of education and special education teachers. The techniques used to gather the data were a semi-structured interview and observation/verification tables. From the conclusions of this study, we can refer that, despite the great importance given to Daily Life Activities, this area is rarely worked on at school and at home, especially the use of specific techniques, therefore there isn’t an effective collaboration in its implementation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSARAIVA, Helena ; RIBEIRO, Célia ; SIMÕES, Cristina - O aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escola. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 22 (2014), p. 191-208.pt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.263
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22940
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectCegueirapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectAtividades de vida diáriapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectBlindnesspt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectDaily life activitiespt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.titleO aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escolapt_PT
dc.title.alternativeStudents with blindness. Activities of daily life in the family and at schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage208pt_PT
oaire.citation.issue22
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameRibeiro
person.givenNameCélia
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.scopus-author-id57200572324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
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