Repository logo
 
Publication

Modelos locais de governação na educação

dc.contributor.authorMoreira, Ana Gabriela
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2024-01-09T18:13:02Z
dc.date.available2024-01-09T18:13:02Z
dc.date.issued2024-01-03
dc.description.abstractA transferência de competências na área da educação assume em 2023 um ponto incontornável na agenda das autarquias e das escolas. Quer a nível local, quer a nível territorial os modos de regulação na área da educação poderão corresponder a modelos de domínio e de subordinação, ou de participação, de co-autoria ou regulação sociocomunitária. Estes diferentes modos de regulação, contraditórios e ambíguos, podem colocar em risco o papel do Estado na garantia de justiça, democracia e equidade. O projeto de investigação apresentado para a prova de qualificação da Universidade Católica Portuguesa, no qual pretendemos estudar os diferentes modelos de governação adotados em diferentes municípios, na área da educação, e analisar como é que esses modelos contribuem para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e dos contextos locais, foi vertido neste artigo. Através do estudo extensivo de caso, que se pretende realizar nos municípios da Área Metropolitana do Porto, tentaremos abordar os modelos de governação adotados desde o programa Aproximar até hoje. A metodologia a adotar é uma metodologia mista, realizando análise documental, inquéritos por entrevista e questionários. Perspetiva-se que se encontrem várias formas de governação: uma regulação sociocomunitária, uma municipalista, e outra centralista de natureza ambígua, tornando incerto o sentido do desenvolvimento da educação no território.pt_PT
dc.description.abstractIn 2023 the transfer of competences in the field of education becomes an unavoidable point on the agenda of local authorities and of school clusters and non-grouped schools. Whether on a local or territorial level, the regulation modes in the field of education may correspond to models of dominance and subordination, or participation, co-authorship, or socio-communitarian regulation. These different types of regulation, contradictory and ambiguous, may jeopardize the role of the State in ensuring justice, democracy, and equity. This article outlines the investigation project presented for the qualification exam of Universidade Católica Portuguesa, in which we intend to study the different models of governance adopted in different municipalities and analyse how those models contribute to the development of individuals, organizations, and local contexts. Through an extensive case of study to be conducted in the municipalities of the Porto Metropolitan Area, we will try to address the governance models adopted since the program Aproximar, until the present. The methodology to be adopted is a mixed methodology, involving document analysis, interviews and surveys. It is expected that several forms of governance will be found, defining three possible types: a socio communitarian regulation, or municipalist, or ambiguous centralist, making uncertain the direction of educational development in the territory.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2024.15917pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43531
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDescentralizaçãopt_PT
dc.subjectGovernaçãopt_PT
dc.subjectRegulaçãopt_PT
dc.subjectAutonomia das escolaspt_PT
dc.subjectDecentralizationpt_PT
dc.subjectGovernancept_PT
dc.subjectRegulationpt_PT
dc.subjectSchool autonomypt_PT
dc.titleModelos locais de governação na educaçãopt_PT
dc.title.alternativeLocal governance models in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
90952927.pdf
Size:
128.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: