Repository logo
 
Publication

Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida

dc.contributor.authorAmorim, José Pedro Melo Rosa
dc.date.accessioned2021-09-14T16:41:37Z
dc.date.available2021-09-14T16:41:37Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractEste texto procura identificar um conjunto de potencialidades e de riscos associados a diversos dispositivos de reconhecimento de aprendizagens prévias. Propomos uma análise com sete vetores: desenvolvimento dos sujeitos, acesso à educação e formação, eficiência da educação e formação, disputas internacionais e desempenho dos Estados-nações, mudança institucional e reconhecimento como possível prática regulatória, reaproximação da educação, da formação e do emprego e, finalmente, o sucesso. No final, executamos uma sintonia em quatro andamentos, onde defendemos o papel que o reconhecimento de aprendizagens prévias pode ter no cumprimento da aprendizagem ao longo da vida e, também, a sua muito possível compatibilidade com os fundamentos da Pedagogia Social. Acabamos, então, por dizer que o fim, desde o princípio, é o verbo: ser, superar-se, solidamente suportado no saber, no querer e no poder – bem como no reconhecer, que os interliga.pt_PT
dc.description.abstractThis text seeks to identify a set of potentialities and risks associated with diverse recognition of prior learning devices. We propose an analysis with seven vectors: learners’ development, access to education and training, education and training efficiency, international disputes and performance of Nation-states, institutional change and recognition as possible regulatory practice, rapprochement of education, training and employment and, finally, the success. In the end, we perform a syntony divided into four movements, through which we defend the role that the recognition of prior learning can have in fulfilling lifelong learning and also its very possible compatibility with the fundamentals of Social Pedagogy. We then say that the end is, since the beginning, the verb: to be, to overcome oneself, solidly supported in knowledge, will and power – as well as recognition, which interconnects them.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/cpedagogiasocial.2012.1947pt_PT
dc.identifier.issn1646-7280
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34850
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectReconhecimento de aprendizagens préviaspt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectNovos públicospt_PT
dc.subjectNovas oportunidadespt_PT
dc.subjectRecognition of prior learningpt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectNew publicspt_PT
dc.subjectNew opportunitiespt_PT
dc.titleReconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage73pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pedagogia Socialpt_PT
person.familyNameAmorim
person.givenNameJosé Pedro
person.identifierR-001-GSK
person.identifier.ciencia-idF618-CFE3-B81E
person.identifier.orcid0000-0002-5576-1312
person.identifier.scopus-author-id56667135000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa06f3cfd-503f-4efd-bc0f-1c7e8a14b9a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya06f3cfd-503f-4efd-bc0f-1c7e8a14b9a6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1947_article_4188_1_10_20191019.pdf
Size:
225.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format