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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation not only aims to explore whether social media feedback influences the
consumer’s purchasing decision, specifically on the preferences for products that are more or
less threatening to the self, as to how social media influences their self-esteem, well-being,
mood, feelings of depression and anxiety, self-affirmation and self-threat.
Does social media influence consumers and their purchasing decision? According to Catriona
Harvey-Jenner (2017), social media provides a short-term hype followed by a crashing low,
meaning that, for example, it influences positively people to connect with others at a faster rate
(Amedie, J., 2015; Subramanian, K., 2017), but its excessive usage time can become self threatening (Park & Maner, 2009). When it comes to purchasing luxury goods, consumers feel
the need to justify themselves, maybe due to their feelings of guilt (Okada, 2005); thus, when
its purchase is based upon a moral act, it reduces its negative self-attribution. Based on previous
research, social media influences consumers' purchasing behaviour, for example, reading online
customer reviews on hedonic or utilitarian products makes them buy more.
As such, to assess how social media influence consumers, two different studies from Khan and
Dhar (2006) were conducted. In both studies, participants were required to complete a task on
the "number of likes" on a post. Additionally, in Study 1, they had to imagine themselves
purchasing a pair of designer jeans and a vacuum cleaner (hedonic and utilitarian products,
respectively) and, in Study 2, they were between two different pairs of sunglasses (hedonic and
utilitarian).
Esta tese visa investigar como é que o feedback nas redes sociais influenciam o comportamento de compra dos consumidores, especificamente na preferência por produtos que ameacem mais, ou menos, a identidade, como também em como influenciam a sua autoestima, bem-estar, humor, depressão, ansiedade, afirmação e ameaça à identidade. As redes sociais influenciam os consumidores e a sua decisão de compra? De acordo com Catriona Harvey-Jenner (2017), as redes sociais fornecem um entusiasmo a curto prazo seguido de uma quebra, significando que, por exemplo, influenciam as pessoas a se conectarem umas às outras mais rapidamente (Jacob Amedie, 2015; Krishnaswamy Subramanian, 2017) no entanto, o seu uso excessivo, pode tornar-se numa ameaça à identidade (Park & Maner, 2009). Quando se trata de comprar bens de luxo, os consumidores sentem a necessidade de se justificar por se sentirem culpados (Okada, 2005); mas, quando a compra é baseada numa ação moral, a negatividade sobre a sua autoimagem é reduzida. Segundo estudos anteriores, os meios de comunicação social influenciam o comportamento de compra dos consumidores, por exemplo através de críticas online, fazendo com que estes comprem mais. Como tal, para avaliar este efeito, foram realizados dois estudos diferentes Khan e Dhar (2006). Em ambos os estudos os participantes realizaram uma tarefa sobre o “número de likes” numa publicação. Adicionalmente, no Estudo 1 tiveram de se imaginar a comprar umas calças de marca e um aspirador (produto hedónico e utilitário, respetivamente) e, no Estudo 2, estavam entre dois pares de óculos de sol (hedónico e utilitário).
Esta tese visa investigar como é que o feedback nas redes sociais influenciam o comportamento de compra dos consumidores, especificamente na preferência por produtos que ameacem mais, ou menos, a identidade, como também em como influenciam a sua autoestima, bem-estar, humor, depressão, ansiedade, afirmação e ameaça à identidade. As redes sociais influenciam os consumidores e a sua decisão de compra? De acordo com Catriona Harvey-Jenner (2017), as redes sociais fornecem um entusiasmo a curto prazo seguido de uma quebra, significando que, por exemplo, influenciam as pessoas a se conectarem umas às outras mais rapidamente (Jacob Amedie, 2015; Krishnaswamy Subramanian, 2017) no entanto, o seu uso excessivo, pode tornar-se numa ameaça à identidade (Park & Maner, 2009). Quando se trata de comprar bens de luxo, os consumidores sentem a necessidade de se justificar por se sentirem culpados (Okada, 2005); mas, quando a compra é baseada numa ação moral, a negatividade sobre a sua autoimagem é reduzida. Segundo estudos anteriores, os meios de comunicação social influenciam o comportamento de compra dos consumidores, por exemplo através de críticas online, fazendo com que estes comprem mais. Como tal, para avaliar este efeito, foram realizados dois estudos diferentes Khan e Dhar (2006). Em ambos os estudos os participantes realizaram uma tarefa sobre o “número de likes” numa publicação. Adicionalmente, no Estudo 1 tiveram de se imaginar a comprar umas calças de marca e um aspirador (produto hedónico e utilitário, respetivamente) e, no Estudo 2, estavam entre dois pares de óculos de sol (hedónico e utilitário).
Description
Keywords
Social media Self-esteem Well-being Mood Depression Anxiety Self-affirmation Self-threat Self-image Shopping behaviour Hedonic products Utilitarian products Redes sociais Autoestima Bem-estar Humor Depressão Ansiedade Afirmação à identidade Ameaça à identidade Autoimagem Comportamento de compra Produtos hedónicos vs utilitários