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Circular economy in the fashion industry : turning waste into resources

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O objetivo desta tese consiste em investigar como as empresas de moda podem redefinir os processos produtivos delas, ao fim de aplicar a Economia Circular para reduzir a produção de resíduos. Um enquadramento teórico mostra as características mais relevantes da Responsabilidade Social das Empresas e as razões subjacentes a necessidade de um business com base na circularidade. Seis exemplos de empresas virtuosas no cenário italiano, diversas em tamanho, legado e âmbito de aplicação, mas que partilham um interesse comum na sustentabilidade, revelam como superar o sistema linear tradicional em todas as partes da cadeia de valor. Os atores industriais fornecem um esquema claro de como a Economia Circular pode ser integrada nos modelos de gestão e consegue desafiar o sistema industrial atual. O comportamento irresponsável retratado pelas empresas focadas unicamente em incrementar as vendas e em cortar as despesas, e os consumidores que desperdiçam os recursos estão a causar consequências graves pelo ambiente e pela sociedade. Mais do que algumas tentativas foram feitas para ultrapassar o sistema linear e alcançar atividades totalmente sustentáveis, mas os investimentos necessários em matéria de dinheiro, tempo ou estruturas organizativas não estão ao alcance de todos. Por causa do crescimento demográfico previsto, uma gestão hábil do desperdício será imprescindível para evitar a acumulação dos resíduos e recuperar inputs valiosos. Mediante a aplicação de uma visão a longo prazo para novos processos produtivos, o atual nível de riqueza e bem-estar poderá ser mantido. O que é preciso criar para resolver a escassez de recursos é uma rede de empresas sustentáveis – fornecedores, produtores e comerciantes – que podem aplicar eficazmente a Economia Circular a todos os níveis da cadeia do valor.
The purpose of this thesis is to investigate how fashion companies may reshape their productive processes to embrace Circular Economy to drastically reduce waste generation. A theoretical framework outlines the most relevant features of Corporate Social Responsibility and the reasoning behind the need for a business based on circularity. Six virtuous examples in the Italian landscape – different in size, heritage and scopes, but sharing a common interest in sustainability – show how to overcome the traditional linear systems throughout the value chain. The players provide a clear scheme of how Circular Economy shall be integrated in business models and may challenge the current industrial pattern. The reckless attitude portrayed by companies focused solely on pushing sales and cutting down costs, and consumers devoted to the devouring of resources are causing severe consequences on the environment and the society. More than few attempts have been made to overcome the linear approach and to achieve completely sustainable businesses, but the investments needed – in terms of money, time or organisational structures – are not within the reach of every player. With the foreseen increase in population, a clever waste management will be imperative to avoid the accumulation of garbage and to recover valuable inputs. By applying a long-term vision towards new productive processes, the current standards of wealth and well-being can be maintained. What is needed to solve the resource scarcity is the creation of a network of sustainable firms – suppliers, producers, retailers – able to master Circular Economy at every level of the value chain.

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