Repository logo
 
Publication

Avaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis: que contributos para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional?

dc.contributor.authorFialho, Anabela
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorDias, Paula Arnaud
dc.contributor.authorPereira, Paulo Almeida
dc.date.accessioned2023-08-30T10:05:36Z
dc.date.available2023-08-30T10:05:36Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractAs Escolas têm sido confrontadas com a tentativa de se implementar, no seu interior, processos de Avaliação do Desempenho Docente (ADD) que parecem "negligenciar" e "contrariar" a intencionalidade formativa, de melhoria e de desenvolvimento profissional. Com o objetivo de conhecer a opinião dos docentes (avaliadores internos, externos e avaliados), sobre a operacionalização da ADD e a sua (des)articulação com os normativos que a sustentam e regulam, bem como os seus efeitos no desenvolvimento profissional docente, foi realizada uma investigação quantitativa, descritiva e correlacionai. Os resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online {767 respondentes), revelaram que se trata de um processo "fechado sobre si próprio", alicerçado em normativos que não correspondem aos propósitos formativos de acompanhamento e de melhoria da prática profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe schools have been confronted with the attempt to implement the Teacher Performance Evaluation process that seems to "neglect" and "counter" the aim of this formative improvement and professional development. ln this article we intend to present the data obtained, regarding the opinion of teachers (internai, externa! and evaluated), about the path of making the process operational and its (no) articulation with the norms that support and regulate it, as well as its effects on professional teacher development. The results obtained, through the application of an online questionnaire (767 respondents), revealed it is a process "closed on itself", based on norms that do not correspond to the formative purposes of monitoring and improving professional practice.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn0874-2391
dc.identifier.source-work-id0F11-D236-6972/3310098
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42084
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectNormativospt_PT
dc.subjectMelhoriapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectNormpt_PT
dc.subjectImprovementpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titleAvaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis: que contributos para a melhoria da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional?pt_PT
dc.title.alternativeEvaluation of the teaching performance - from the normative to the praxis: what contributions for the improvement of the pedagogical practice ano for the professional development?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage151pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PEC2018N2.pdf
Size:
6.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: