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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
An increase number of existing literature mentions the importance of introducing users in
existing new product development across the industries. This study is focused in the
smartphone industry. Co-Creation is an active collaboration between the smartphones
manufacturers and consumers, which is an innovative concept. There is little known about
how consumers who did not participate in this collaboration react to it for high-complexity
products, like the case with the smartphone. Considering that, this study aims to find the
differences in perceptions and preferences consumers have towards different NPD
processes - Co-Creation and Professional Design. Consumers’ perceptions were measured
by easy-adoption of Innovation and brand-consumer identification and preferences were
evaluated by purchase intention.
Using the analysis of differences in means (ANOVA) it was assessed these perceptions and
preferences. There was also constructed a linear model to test what was the relationship of
the different variables with the Purchase Intention. In the end, the study revealed that there
were positive perceptions towards the Co-Creation concept but consumers had a higher
purchase intention for the Professional design. Through the outcomes of this research
design, smartphone brands can use user innovations to improve the product perceptions but
their brand positioning should not mention the use of this process to the general public.
Limitation and opportunities for further research are also discussed.
São diversos, e em diferentes indústrias, os exemplos existentes na literatura que mencionam a importância de introduzir os consumidores no desenvolvimento de novos produtos. Este estudo é focado na mercado dos smartphones. Co-criação é uma colaboração ativa entre os fabricantes de smartphones e os consumidores, o que é um conceito inovador. É desconhecido a reação a este processo de Co-Criação por parte dos consumidores que não participaram nesta colaboração especialmente para produtos de alta complexidade, como o caso do smartphone. Consequentemente, este estudo tem como objetivo encontrar as diferenças nas percepções e preferências que os consumidores têm em relação a diferentes processos de desenvolvimento de produto - Co-Criação e design profissional. A percepção dos consumidores foi medida por Adoção de Inovação e identificação do consumidor na marca e as preferências foram avaliadas por intenção de compra. Através da análise de diferenças de médias (ANOVA) foram avaliadas estas percepções e preferências. Construiu-se um modelo linear para testar a relação das diferentes variáveis com a intenção de compra. No final, o estudo revelou que havia uma percepção positiva para o conceito de Co-Criação, mas os consumidores tinham uma intenção de compra mais elevada para o design devolvido por profissionais. Através dos resultados deste estudo, as marcas de smartphones podem usar os as inovações dos consumidores para melhorar as percepções do produto, no entanto, o seu posicionamento de marca não deve mencionar a utilização deste processo para o público em geral. Limitações e oportunidades para futuras pesquisas foram também discutidas.
São diversos, e em diferentes indústrias, os exemplos existentes na literatura que mencionam a importância de introduzir os consumidores no desenvolvimento de novos produtos. Este estudo é focado na mercado dos smartphones. Co-criação é uma colaboração ativa entre os fabricantes de smartphones e os consumidores, o que é um conceito inovador. É desconhecido a reação a este processo de Co-Criação por parte dos consumidores que não participaram nesta colaboração especialmente para produtos de alta complexidade, como o caso do smartphone. Consequentemente, este estudo tem como objetivo encontrar as diferenças nas percepções e preferências que os consumidores têm em relação a diferentes processos de desenvolvimento de produto - Co-Criação e design profissional. A percepção dos consumidores foi medida por Adoção de Inovação e identificação do consumidor na marca e as preferências foram avaliadas por intenção de compra. Através da análise de diferenças de médias (ANOVA) foram avaliadas estas percepções e preferências. Construiu-se um modelo linear para testar a relação das diferentes variáveis com a intenção de compra. No final, o estudo revelou que havia uma percepção positiva para o conceito de Co-Criação, mas os consumidores tinham uma intenção de compra mais elevada para o design devolvido por profissionais. Através dos resultados deste estudo, as marcas de smartphones podem usar os as inovações dos consumidores para melhorar as percepções do produto, no entanto, o seu posicionamento de marca não deve mencionar a utilização deste processo para o público em geral. Limitações e oportunidades para futuras pesquisas foram também discutidas.
