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Advisor(s)
Abstract(s)
Open innovation is gaining traction as individuals have easier access to new information and
communication technologies which enables them to effortlessly acquire and exchange
knowledge. Involving consumers in the innovation process represents a great opportunity for
businesses to cut developing costs while delivering products that are a better match to
consumers’ preferences and needs.
Several studies have highlighted the importance that concepts of user innovation such as mass
customisation and co-creation play in today’s digital era, with no clear distinction as to which
is the preferred strategy from the consumer perspective, in the fashion industry. This
dissertation followed a quantitative numeric data collection by conducting a survey. 101
participants took part in a within-subject design experiment to examine the differences in
consumers’ purchase intentions, perceptions of quality, and perceptions of innovation between
co-created and mass customised fashion products.
The results indicate that communicating products as co-created enhances perceived innovation
and purchase intention over mass customised products. Furthermore, this dissertation provides
valuable implications for the theory of consumer participation in the innovation process and
managerial recommendations in terms of marketing strategies on how to engage with current
and potential consumers to increase fashion businesses’ competitive advantage.
A inovação aberta está a ganhar força à medida que os indivíduos têm um acesso mais facilitado às novas tecnologias de informação e comunicação, o que lhes permite adquirir e trocar conhecimentos sem grande esforço. O envolvimento dos consumidores no processo de inovação representa uma grande oportunidade para as empresas reduzirem os custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que fornecem produtos que correspondem melhor às preferências e necessidades dos consumidores. Vários estudos salientaram a importância que os conceitos de inovação do utilizador, tais como a customização em massa e a co-criação, desempenham na atual era digital, sem distinção clara quanto à estratégia preferida na perspetiva do consumidor, na indústria da moda. Esta dissertação baseou-se numa recolha de dados numéricos quantitativos através da realização de um inquérito. 101 participantes integraram uma experiência "within-subject design" para examinar as diferenças nas intenções de compra dos consumidores, perceções de qualidade e perceções de inovação entre produtos de moda co-criados e produtos de moda customizados. Os resultados indicam que a comunicação de produtos como sendo co-criados aumenta a perceção de inovação e intenção de compra em relação a produtos customizados em massa. Além disso, esta dissertação apresenta contributos relevantes para a teoria da participação dos consumidores no processo de inovação e recomendações para empresas em termos de estratégias de marketing, sobre como interagir com atuais e potenciais consumidores para aumentar a vantagem competitiva de empresas da indústria da moda.
A inovação aberta está a ganhar força à medida que os indivíduos têm um acesso mais facilitado às novas tecnologias de informação e comunicação, o que lhes permite adquirir e trocar conhecimentos sem grande esforço. O envolvimento dos consumidores no processo de inovação representa uma grande oportunidade para as empresas reduzirem os custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que fornecem produtos que correspondem melhor às preferências e necessidades dos consumidores. Vários estudos salientaram a importância que os conceitos de inovação do utilizador, tais como a customização em massa e a co-criação, desempenham na atual era digital, sem distinção clara quanto à estratégia preferida na perspetiva do consumidor, na indústria da moda. Esta dissertação baseou-se numa recolha de dados numéricos quantitativos através da realização de um inquérito. 101 participantes integraram uma experiência "within-subject design" para examinar as diferenças nas intenções de compra dos consumidores, perceções de qualidade e perceções de inovação entre produtos de moda co-criados e produtos de moda customizados. Os resultados indicam que a comunicação de produtos como sendo co-criados aumenta a perceção de inovação e intenção de compra em relação a produtos customizados em massa. Além disso, esta dissertação apresenta contributos relevantes para a teoria da participação dos consumidores no processo de inovação e recomendações para empresas em termos de estratégias de marketing, sobre como interagir com atuais e potenciais consumidores para aumentar a vantagem competitiva de empresas da indústria da moda.
Description
Keywords
Open innovation Co-creation Mass customisation User involvement New product development Purchase intention Perceived quality Perceived innovation Brand image Consumer behavior Inovação aberta Co-criação Customização em massa Envolvimento dos utilizadores Desenvolvimento de novos produtos Intenção de compra Qualidade percebida Inovação percebida Imagem de marca Comportamento do consumidor