Repository logo
 
Publication

Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração

dc.contributor.authorRodrigues, Alexandra
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.contributor.authorFigueira, Ana Paula Couceiro
dc.date.accessioned2019-11-19T12:56:24Z
dc.date.available2019-11-19T12:56:24Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA Perturbação da Aprendizagem Específica (PAE) com défice na leitura caracteriza-se por dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura, sendo que pais e professores devem estar atentos a um conjunto de sinais de alerta para que se possam implementar estratégias eficazes e apropriadas que permitam, o mais precocemente possível, à criança lidar com as dificuldades de leitura. Assim, conhecer as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação (EE) de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB) com PAE com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi o objetivo central deste estudo. Através de um estudo de natureza qualitativa, em que foram entrevistados dez professores de educação especial e dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com esta perturbação, foi possível concluir que os pais de alunos com PAE com défice na leitura são elementos ativos e participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe specific learning disorder with impairment in reading is characterised by persistent disabling difficulties in the learning process of early reading skills. Thus, it is imperative for both parents and teachers to be able to recognize a set of alerting signs, in order to implement efficient and appropriate strategies which will allow the child to cope with reading difficulties precociously. Therefore, the main goal of the present study is to identify the usual or future strategies adopted by parents and/or guardians of 1st/2nd graders suffering from specific learning disorder with impairment in reading in the hope to enable teacher’s work and promote successful academic performance. Using a qualitative study, in which were interviewed ten special needs education teachers and ten parents of students who suffer from this disorder, attending primary school and lower secondary education level, it was possible to conclude that parents of children with specific learning disorder with impairment in reading are active and participative elements in the intervention process since home reinforcement activities of what the student has learned at school serve as a major complement to minimise learning difficulties and boost school success.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, A., Ribeiro, C., Figueira, A.P.C. (2018). Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração. Revista Ibero-americana de Educação, 78(2), 97-121pt_PT
dc.identifier.doi10.35362/rie7823182pt_PT
dc.identifier.eissn1681-5653
dc.identifier.issn1022-6508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28795
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos (OEI/CAEU)pt_PT
dc.subjectPerturbação da aprendizagem específica com défice na leiturapt_PT
dc.subjectPais/encarregados de educaçãopt_PT
dc.subjectProfessores de educação especialpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectSpecific learning disorder with impairment in readingpt_PT
dc.subjectParents/guardianspt_PT
dc.subjectSpecial Education teacherspt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectStudents’ successpt_PT
dc.titlePerturbação da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboraçãopt_PT
dc.title.alternativeDisruption of specific learning with reading deficit in elementary and secondary school students: Parents and teachers of special education in collaborationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage121
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage97
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Educaciónpt_PT
oaire.citation.volume78
person.familyNameRibeiro
person.familyNamefigueira
person.givenNameCélia
person.givenNameana
person.identifier.ciencia-id3212-EF16-9B2E
person.identifier.ciencia-idE01A-C348-1C65
person.identifier.orcid0000-0002-1000-6890
person.identifier.orcid0000-0001-5998-3046
person.identifier.ridO-2625-2013
person.identifier.scopus-author-id57200572324
person.identifier.scopus-author-id54970394300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2e75da17-1320-4979-a837-21d67bb23b73
relation.isAuthorOfPublication27432b4f-9089-466e-9d7c-69515b8252da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery27432b4f-9089-466e-9d7c-69515b8252da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FEP_Perturbação da Aprendizagem Específica.pdf
Size:
466.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: