Repository logo
 
Publication

Comunidades de aprendizagem: efeitos e desafios: uma scoping review

dc.contributor.authorPinheiro , Generosa
dc.contributor.authorAlves, José Joaquim Matias
dc.date.accessioned2023-11-25T17:40:19Z
dc.date.available2023-11-25T17:40:19Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.description.abstractO objetivo central desta scoping review, realizada segundo o quadro metodológico de Arksey e O’Malley, é compreender as mudanças organizacionais, culturais e pedagógicas geradas pelas Comunidades Profissionais de Aprendizagem, em meio escolar, nos últimos cinco anos, e encontrar, na literatura revista, lacunas que possam informar futuras investigações. Os resultados indicam que, embora os estudos sobre essas comunidades sejam numerosos e revelem os seus efeitos positivos, eles estão, essencialmente, fundamentados na compreensão teórica e concetual do seu construto, em atividades de curto prazo e em contextos situacionais limitados. Constata-se, assim, uma escassez de investigações que estudem tais comunidades numa perspetiva longitudinal e como propulsoras da construção de organizações aprendentes.pt_PT
dc.description.abstractThe primary objective of this scoping review, carried out using Arksey and O’Malley’s methodological framework, is to understand the organizational, cultural and pedagogical changes generated by Professional Learning Communities in schools over the last five years, and to find gaps in the reviewed literature that could guide future research. The results indicate that, although studies on these communities are numerous and reveal their positive effects, they are essentially based on a theoretical and conceptual understanding of their construct, on short-term activities, and in limited situational contexts. There is, thus, a noticeable lack of research studying such communities from a longitudinal perspective and as drivers for building learning organizations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980531410136
dc.identifier.eid85184255296
dc.identifier.issn0100-1574
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43186
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComunidade profissional de aprendizagempt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectMetodologia de pesquisapt_PT
dc.subjectProfessional learning communitypt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.subjectResearch methodologypt_PT
dc.subjectScoping reviewpt_PT
dc.titleComunidades de aprendizagem: efeitos e desafios: uma scoping reviewpt_PT
dc.title.alternativeLearning communities: effects and challenges: a scoping reviewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue10136.pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume53pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
89067394.pdf
Size:
710.93 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: