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Advisor(s)
Abstract(s)
Drawing from the Business Model Canvas, the objective of this research is to understand how fashion luxury brands can change their business model to do face the secondhand market emergence. The answer to this research question has interest for luxury brands, since if they do not recognize the power of secondhand market and plan how to act, their performance will suffer in the future.
To answer this question, I followed a qualitative research approach and conducted a comparative case study on four fashion luxury brands.
The findings of the study demonstrate that fashion luxury brands should support the secondhand luxury market and highlight two ways of doing it: add it as part of their business and/or create partnerships with secondhand luxury platforms. The implementation of those measures turns secondhand luxury platforms into key partners and/or add luxury resale as a new key activity. Consequently, luxury brands can captivate new segments of customers, improve the relationship with the current ones and increase revenues. Finally, those measures enrich their value proposition by being focused on promoting circularity of luxury items.
Com base no Business Model Canvas, o objetivo deste estudo é perceber de que forma as empresas de moda de luxo podem mudar o seu modelo de negócio para que possam fazer frente à emergência do mercado de segunda mão. A resposta a esta questão de estudo interessa às marcas de luxo, uma vez que se estas não reconhecerem o poder do mercado de segunda mão e planearem como agir, o seu desempenho será prejudicado no futuro. Para responder a esta questão segui uma abordagem de pesquisa quantitativa e realizei um estudo de caso comparativo em quatro empresas de moda de luxo. Os resultados deste estudo demonstraram que as empresas de moda de luxo devem apoiar o mercado de segunda mão e destacam duas formas de o fazer: adicioná-lo como parte do seu negócio e/ou criar parcerias com plataformas de luxo em segunda mão. A implementação destas medidas torna as plataformas de luxo em segunda mão em parceiros-chave e/ou adiciona a revenda de luxo numa nova atividade-chave. Consequentemente, as marcas de luxo podem cativar novos segmentos de clientes, melhorar o relacionamento com os atuais e aumentar as receitas. Por fim, essas medidas enriquecem a sua proposta de valor uma vez que promovem a circularidade de itens de luxo.
Com base no Business Model Canvas, o objetivo deste estudo é perceber de que forma as empresas de moda de luxo podem mudar o seu modelo de negócio para que possam fazer frente à emergência do mercado de segunda mão. A resposta a esta questão de estudo interessa às marcas de luxo, uma vez que se estas não reconhecerem o poder do mercado de segunda mão e planearem como agir, o seu desempenho será prejudicado no futuro. Para responder a esta questão segui uma abordagem de pesquisa quantitativa e realizei um estudo de caso comparativo em quatro empresas de moda de luxo. Os resultados deste estudo demonstraram que as empresas de moda de luxo devem apoiar o mercado de segunda mão e destacam duas formas de o fazer: adicioná-lo como parte do seu negócio e/ou criar parcerias com plataformas de luxo em segunda mão. A implementação destas medidas torna as plataformas de luxo em segunda mão em parceiros-chave e/ou adiciona a revenda de luxo numa nova atividade-chave. Consequentemente, as marcas de luxo podem cativar novos segmentos de clientes, melhorar o relacionamento com os atuais e aumentar as receitas. Por fim, essas medidas enriquecem a sua proposta de valor uma vez que promovem a circularidade de itens de luxo.
Description
Keywords
Secondhand Luxury Sustainability Circular fashion Business model change Segunda mão Luxo Sustentabilidade Moda circular Alteração do modelo de negócio