| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation aims to study the internationalization process of a small business enterprise
and how the adoption of an e-business format might impact it, through the development of a
business case study. The thesis includes a Literature Review of relevant topics and a Teaching
Note. The Case provides a better comprehension of several strategic concepts in real situations
and allows for the evaluation of an SME’s internationalization strategy and the key factors that
influenced its decisions.
The Case permits to study the physical stores’ relevance on SMEs’ internationalization and the
importance of conciliating online and offline channels.
Futah, a small Portuguese company founded in 2012, sells mainly 100% Egyptian cotton design
beach towels manufactured in Tunisia that dry faster, are UV-rays resistant, and lighter than
usual towels. Throughout the years it extended its product line. Since its foundation, Futah
wanted to be known worldwide, but showed a high sales difference between its offline and
online channels. Thus, it started internationalizing from the start and focused on developing a
strong brand image through several marketing efforts and a clear concern with sustainability.
Despite those efforts, nine years later, Portugal was still Futah’s largest market.
The Literature Review focuses on three main topics related to the Case Study: the
internationalization of SMEs, the role of the Internet, and the SMEs’ e-business adoption.
Finally, the Teaching Note offers a recommended classroom plan and its analysis as well as
assignment questions, in order to help instructors to use the Case for in-class discussions.
Esta dissertação visa estudar a internacionalização duma pequena empresa e como a adoção dum formato de negócio digital pode impactá-la, desenvolvendo um Caso de Estudo. A tese inclui uma Revisão de Literatura sobre temas relevantes e uma Nota Pedagógica. O Caso proporciona melhor compreensão de conceitos estratégicos em situações reais e permite a avaliação da estratégia de internacionalização duma PME e os fatores-chave que influenciaram as suas decisões. O Caso permite estudar a relevância das lojas físicas nesta internacionalização e nas estratégias utilizadas para conciliar canais online e offline. A Futah, uma pequena empresa portuguesa fundada em 2012, vende principalmente toalhas de praia de algodão 100% egípcio fabricadas na Tunísia que secam rapidamente, são resistentes aos raios UV e mais leves do que as toalhas habituais. Ao longo dos anos estendeu a sua linha de produtos. Desde o início, a Futah queria ser conhecida mundialmente, mesmo com uma elevada diferença de vendas entre os seus canais offline e online. Assim, começou a internacionalizar logo e focou-se no desenvolvimento duma marca forte usando esforços de marketing e preocupando-se com a sustentabilidade. Todavia, nove anos depois, Portugal continuava o seu maior mercado. A Análise de Literatura centra-se em três tópicos relacionados com o Caso de Estudo: a internacionalização das PME, o papel da Internet e a adoção das PME do negócio digital. Finalmente, a Nota Pedagógica oferece um plano de aula recomendado e a sua análise, bem como questões de trabalho, ajudando os professores a utilizarem o Caso em discussões de aula.
Esta dissertação visa estudar a internacionalização duma pequena empresa e como a adoção dum formato de negócio digital pode impactá-la, desenvolvendo um Caso de Estudo. A tese inclui uma Revisão de Literatura sobre temas relevantes e uma Nota Pedagógica. O Caso proporciona melhor compreensão de conceitos estratégicos em situações reais e permite a avaliação da estratégia de internacionalização duma PME e os fatores-chave que influenciaram as suas decisões. O Caso permite estudar a relevância das lojas físicas nesta internacionalização e nas estratégias utilizadas para conciliar canais online e offline. A Futah, uma pequena empresa portuguesa fundada em 2012, vende principalmente toalhas de praia de algodão 100% egípcio fabricadas na Tunísia que secam rapidamente, são resistentes aos raios UV e mais leves do que as toalhas habituais. Ao longo dos anos estendeu a sua linha de produtos. Desde o início, a Futah queria ser conhecida mundialmente, mesmo com uma elevada diferença de vendas entre os seus canais offline e online. Assim, começou a internacionalizar logo e focou-se no desenvolvimento duma marca forte usando esforços de marketing e preocupando-se com a sustentabilidade. Todavia, nove anos depois, Portugal continuava o seu maior mercado. A Análise de Literatura centra-se em três tópicos relacionados com o Caso de Estudo: a internacionalização das PME, o papel da Internet e a adoção das PME do negócio digital. Finalmente, a Nota Pedagógica oferece um plano de aula recomendado e a sua análise, bem como questões de trabalho, ajudando os professores a utilizarem o Caso em discussões de aula.
Description
Keywords
SME internationalization strategy E-business Physical stores Online channels Estratégia de internacionalização das PME Lojas físicas Canais online
