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Advisor(s)
Abstract(s)
This work is an analysis of the potential acquisition of WhiteWave by PepsiCo, two US
publicly-traded players of the food and beverage industry. WhiteWave is a market leader in the
emergent segments of the industry, including plant-based beverages and organic dairy. The firm
presented a solid growth performance over the last periods and this trend is expected to continue
as consumers are shifting their preferences from unhealthy food to protein, fiber, whole grains
and organic products.
A combined firm would benefit from the established presence of WhiteWave in the growing
segments of the industry and the scale and expertise of PepsiCo. Together, they would combine
the target’s skills in developing products with high consumer loyalty and growth potential, with
the acquirer’s production’s capacity, scale and financial resources.
We began by analyzing both firms separately using three valuation methods: the DCF-WACC,
the APV and the market multiples approach. Using these three methods, we concluded that
WhiteWave has an enterprise value between $8,601 and $9,634 million and PepsiCo one of
$178,833 to $196,778 million.
We calculated the value of the synergies by analyzing the impact of the acquisition on the
target’s costs and growth opportunities and used its cost of capital as the discount rate. The total
value of synergies is between $873 million and $1,182 million, of which approximately 75% is
the result of cost savings.
We recommend PepsiCo to acquire WhiteWave for a share price of $46,61 in cash, representing
a 12% premium over the target’s market value1.
Este trabalho consiste numa análise da potencial aquisição da WhiteWave pela PepsiCo, empresas públicas norte-americanas, que operam na indústria alimentar. A WhiteWave é líder de mercado em segmentos emergentes desta indústria, nomeadamente, bebidas à base de plantas e lacticínios orgânicos. A empresa tem vindo a apresentar um crescimento sólido e esta tendência aparenta continuar visto que os consumidores estão a trocar as suas preferências por alimentos calóricos e artificiais para proteínas, fibra e produtos orgânicos. Uma combinação destas empresas iria beneficiar da forte presença da WhiteWave nestes segmentos industriais em crescimento e da dimensão e experiência da PepsiCo. Juntas combinarão as competências do target em desenvolver marcas e produtos com grande potencial de crescimento com as capacidades financeiras, dimensão e capacidade de produção do comprador. Foi feita uma análise das duas empresas em separado, usando os métodos de avaliação DCFWACC, APV e múltiplos. Concluímos que a WhiteWave tem um valor entre $8,601e $9,634 milhões e a PepsiCo entre $178,833 e $196,778 milhões. No cálculo das sinergias, avaliámos os efeitos da aquisição na estrutura de custos e potencial de crescimento do target e utilizámos o seu custo de capital como taxa de desconto. O valor total das sinergias é entre $873 e $1,182 milhões, sendo que cerca de 75% deste valor resulta de redução de custos. A nossa recomendação é de que a PepsiCo adquira a WhiteWave por um valor de $46.61 por ação, em dinheiro, representando um prémio de 12% face ao valor de mercado do target2.
Este trabalho consiste numa análise da potencial aquisição da WhiteWave pela PepsiCo, empresas públicas norte-americanas, que operam na indústria alimentar. A WhiteWave é líder de mercado em segmentos emergentes desta indústria, nomeadamente, bebidas à base de plantas e lacticínios orgânicos. A empresa tem vindo a apresentar um crescimento sólido e esta tendência aparenta continuar visto que os consumidores estão a trocar as suas preferências por alimentos calóricos e artificiais para proteínas, fibra e produtos orgânicos. Uma combinação destas empresas iria beneficiar da forte presença da WhiteWave nestes segmentos industriais em crescimento e da dimensão e experiência da PepsiCo. Juntas combinarão as competências do target em desenvolver marcas e produtos com grande potencial de crescimento com as capacidades financeiras, dimensão e capacidade de produção do comprador. Foi feita uma análise das duas empresas em separado, usando os métodos de avaliação DCFWACC, APV e múltiplos. Concluímos que a WhiteWave tem um valor entre $8,601e $9,634 milhões e a PepsiCo entre $178,833 e $196,778 milhões. No cálculo das sinergias, avaliámos os efeitos da aquisição na estrutura de custos e potencial de crescimento do target e utilizámos o seu custo de capital como taxa de desconto. O valor total das sinergias é entre $873 e $1,182 milhões, sendo que cerca de 75% deste valor resulta de redução de custos. A nossa recomendação é de que a PepsiCo adquira a WhiteWave por um valor de $46.61 por ação, em dinheiro, representando um prémio de 12% face ao valor de mercado do target2.