Repository logo
 
Publication

Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro-reportagem "Não. Ele não está"

dc.contributor.authorFaria, Eduardo
dc.contributor.authorAlves, Andreza
dc.contributor.authorAndrade, José Gabriel
dc.date.accessioned2025-07-07T10:31:34Z
dc.date.available2025-07-07T10:31:34Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.description.abstractEste estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.por
dc.description.abstractThis study seeks to reflect on the Creative Industry of Literature in Brazil, as well as the performance in the editorial and literary market through the book-report “No. He is not”, by Maíra de Deus Brito, considering racial inclusion (it also applies here to other inclusive fields) as a way of consolidating the market, stimulating bibliographic cultural production and conquering new audiences sometimes neglected by the lack of knowledge. representativeness. Proposed by UNESCO, the Creative Industry intends to promote ruptures in each niche it operates, proposing innovation and social changes; therefore, from the interview with the writer, we seek to understand the role of the Creative Industry in literature from the perspective of a black woman writer — characteristics sometimes neglected by society and the literary industry. This research was developed for the discipline of “Cultural Industries, Publics and Markets”, at the University of Minho, in Portugal, and expanded considering the post-pandemic clipping.eng
dc.identifier.isbn9786525803050
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53847
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAtena Editora
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectIndústria criativa
dc.subjectLiteratura brasileira
dc.subjectUNESCO
dc.subjectRepresentatividade literária
dc.subjectCreative industry
dc.subjectBrazilian literature
dc.subjectLiterary representation
dc.titleRepresentatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro-reportagem "Não. Ele não está"por
dc.title.alternativeRepresentativeness: reflection on the literary industry through the book - report "No. He is not"eng
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage148
oaire.citation.startPage136
oaire.citation.titleComunicação e cultura: processos contemporâneos 2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
95033916.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: