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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In the global world of today, companies are expanding internationally left and right. Portuguese
start-ups, specifically unicorns who are valued at over one billion dollars, are no exception. This
case study focuses on two unicorns with Portuguese DNA, OutSystems and Remote, and aims
to assess their internationalization process and the challenges they faced when expanding to the
U.S.
As a case study, this dissertation follows a pedagogical format to present students with a real life example of the processes and challenges these companies faced when internationalizing to
the U.S. It addresses pertinent frameworks and concepts on internationalization strategies, entry
modes, and competitive advantages.
Students are able to apply these frameworks and concepts learned in class to analyze and discuss
the two companies’ expansion processes and understand why the U.S. is an attractive market
for start-up technology companies.
To examine the internationalization of both companies, primary and secondary data were
utilized. Interviews with knowledgeable contacts at the companies and an industry expert were
documented as well as secondary data from a report, books, and online sources.
The findings identified for unicorns to expand to the U.S. included direct access to the U.S.
consumer base, investors, tax reasons, the competitive landscape, and the perceived prestige of
being a U.S. company.
No mundo global de hoje, as empresas estão em expansão internacional à esquerda e à direita. As novas empresas portuguesas, especificamente unicórnios que estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares, não são exceção. Este estudo de caso centra-se em dois unicórnios com ADN português, OutSystems e Remote, e visa avaliar o seu processo de internacionalização e os desafios que enfrentaram quando se expandiram para os EUA. Como estudo de caso, esta dissertação segue um formato pedagógico para apresentar aos estudantes um exemplo da vida real dos processos e desafios que estas empresas enfrentaram quando se internacionalizaram para os E.U.A. Aborda quadros e conceitos pertinentes sobre estratégias de internacionalização, modos de entrada e vantagens competitivas. Os estudantes são capazes de aplicar estas estruturas e conceitos aprendidos na aula para analisar e discutir os processos de expansão das duas empresas e compreender porque é que os EUA são um mercado atrativo para empresas tecnológicas em fase de arranque. Para examinar a internacionalização de ambas as empresas, foram utilizados dados primários e secundários. Foram documentadas entrevistas com contactos de conhecimento nas empresas e com um perito da indústria, bem como dados secundários de um relatório, livros, e fontes em linha. As conclusões identificadas para a expansão dos unicórnios aos EUA incluíram o acesso direto à base de consumidores dos EUA, investidores, razões fiscais, o panorama competitivo, e o prestígio percebido de ser uma empresa dos EUA.
No mundo global de hoje, as empresas estão em expansão internacional à esquerda e à direita. As novas empresas portuguesas, especificamente unicórnios que estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares, não são exceção. Este estudo de caso centra-se em dois unicórnios com ADN português, OutSystems e Remote, e visa avaliar o seu processo de internacionalização e os desafios que enfrentaram quando se expandiram para os EUA. Como estudo de caso, esta dissertação segue um formato pedagógico para apresentar aos estudantes um exemplo da vida real dos processos e desafios que estas empresas enfrentaram quando se internacionalizaram para os E.U.A. Aborda quadros e conceitos pertinentes sobre estratégias de internacionalização, modos de entrada e vantagens competitivas. Os estudantes são capazes de aplicar estas estruturas e conceitos aprendidos na aula para analisar e discutir os processos de expansão das duas empresas e compreender porque é que os EUA são um mercado atrativo para empresas tecnológicas em fase de arranque. Para examinar a internacionalização de ambas as empresas, foram utilizados dados primários e secundários. Foram documentadas entrevistas com contactos de conhecimento nas empresas e com um perito da indústria, bem como dados secundários de um relatório, livros, e fontes em linha. As conclusões identificadas para a expansão dos unicórnios aos EUA incluíram o acesso direto à base de consumidores dos EUA, investidores, razões fiscais, o panorama competitivo, e o prestígio percebido de ser uma empresa dos EUA.
Description
Keywords
Internationalization strategies Start-ups Unicorns Market expansion Competitive advantage Estratégias de internacionalização Unicórnios Expansão do mercado Vantagem competitiva