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This article analyses the historical, urban, and architectural evolution of the Leça da Palmeira waterfront (Portugal), from the 19th century to the present, focusing on the impact of the Port of Leixões and the seminal intervention by architect Álvaro Siza Vieira. Through a diachronic approach, the authors explore how a coastal landscape initially deȎned by Ȏshing and bourgeois leisure was transformed by port and industrial infrastructures, culminating in Siza’s urban plan (1960–1984). The text also addresses contemporary challenges, including the decommissioning of the Sacor Oil ReȎnery (2021) and tensions between heritage preservation and new land uses, highlighting the fragile boundary between natural and humanized space.
Este artigo examina a evolução histórica, urbana e arquitetônica da Marginal de Leça da Palmeira (Portugal), desde o século XIX até a contemporaneidade, com ênfase na transformação impulsionada pelo Porto de Leixões e na intervenção seminal do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Através de uma análise diacrónica, os autores exploram como a paisagem costeira, inicialmente marcada por atividades piscatórias e veraneio burguês, foi reconfigurada por infraestruturas portuárias e industriais, culminando no plano urbanístico de Siza (1960–1984). Este projeto, articulado através do conceito de "artequitetura", fusão orgânica de arquitetura, paisagem e arte, materializou-se em obras como a Casa de Chá da Boa Nova, o Memorial a António Nobre e a Piscina das Marés, que redefiniram a identidade do lugar. O texto ainda discute desafios contemporâneos, como a desativação da Refinaria da Sacor (2021) e a tensão entre preservação patrimonial e novas ocupações, sublinhando a fragilidade da fronteira entre espaço natural e humanizado.
Este artigo examina a evolução histórica, urbana e arquitetônica da Marginal de Leça da Palmeira (Portugal), desde o século XIX até a contemporaneidade, com ênfase na transformação impulsionada pelo Porto de Leixões e na intervenção seminal do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Através de uma análise diacrónica, os autores exploram como a paisagem costeira, inicialmente marcada por atividades piscatórias e veraneio burguês, foi reconfigurada por infraestruturas portuárias e industriais, culminando no plano urbanístico de Siza (1960–1984). Este projeto, articulado através do conceito de "artequitetura", fusão orgânica de arquitetura, paisagem e arte, materializou-se em obras como a Casa de Chá da Boa Nova, o Memorial a António Nobre e a Piscina das Marés, que redefiniram a identidade do lugar. O texto ainda discute desafios contemporâneos, como a desativação da Refinaria da Sacor (2021) e a tensão entre preservação patrimonial e novas ocupações, sublinhando a fragilidade da fronteira entre espaço natural e humanizado.
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Keywords
Álvaro Siza Vieira Architectural heritage Marginal Patrimônio arquitetônico Porto de Leixões Port of Leixões Waterfront