Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Innovation, entrepreneurship and technology are enablers for the new path of growth towards the Information Era. Because of this, it is imperative to master the dynamics of creating, developing and scaling ventures. This master thesis aims to deepen the knowledge on start-up development. In order to analyze each of the six development stages, we will focus on the critical factors throughout the process as well as major challenges and strategies to accelerate start-up development. To explore these topics, an exploratory case study was conducted with interviews to 14 technological start-ups included in a two month accelerator organized by Deloitte Digital Portugal and Beta-i.
The results demonstrate (i) the accelerator had a positive impact on start-up development, (ii) client feedback and interaction was considered a critical factor throughout all stages, (iii) the biggest challenges of recruiting the right people and having a good network to access the market can be surpassed by adopting a set of proposed strategies. The merge of these findings and current literature allowed the design of a framework with a set of key activities and good practices that should be taken by ventures to ensure the accomplishment of their visionary goals.
Inovação, empreendedorismo e tecnologia são elementos facilitadores de um novo processo de crescimento que evolui em direção à Era da Informação. Por este motivo, é imperativo dominar as práticas de criar, desenvolver e escalar novos negócios. Esta tese de mestrado tem como objetivo aprofundar o tema de desenvolvimento de start-ups. No sentido de estudar cada fase de desenvolvimento, iremos focar a análise nos fatores críticos durante este processo, bem como os maiores desafios e estratégias para acelerar o desenvolvimento. Para explorar estes tópicos, realizámos um estudo de caso exploratório ao entrevistar 14 start-ups tecnológicas que participaram num acelerador de 2 meses organizado pela Deloitte Digital Portugal e Beta-i. Os resultados obtidos demonstram que (i) o acelerador teve um impacto positivo no desenvolvimento de start-ups, (ii) feedback e interação com clientes foi considerado um fator crítico para o desenvolvimento de start-ups, (iii) recrutar as pessoas certas e possuir uma boa rede de contactos para aceder ao mercado são os maiores desafios que podem ser superados através da adoção de um conjunto de estratégias propostas. A junção destes resultados com as prévias contribuições académicas permitiu a criação de um esquema com atividades relevantes e boas práticas que deverão ser adotadas pelas start-ups no sentido de alcançarem os seus objetivos visionários.
Inovação, empreendedorismo e tecnologia são elementos facilitadores de um novo processo de crescimento que evolui em direção à Era da Informação. Por este motivo, é imperativo dominar as práticas de criar, desenvolver e escalar novos negócios. Esta tese de mestrado tem como objetivo aprofundar o tema de desenvolvimento de start-ups. No sentido de estudar cada fase de desenvolvimento, iremos focar a análise nos fatores críticos durante este processo, bem como os maiores desafios e estratégias para acelerar o desenvolvimento. Para explorar estes tópicos, realizámos um estudo de caso exploratório ao entrevistar 14 start-ups tecnológicas que participaram num acelerador de 2 meses organizado pela Deloitte Digital Portugal e Beta-i. Os resultados obtidos demonstram que (i) o acelerador teve um impacto positivo no desenvolvimento de start-ups, (ii) feedback e interação com clientes foi considerado um fator crítico para o desenvolvimento de start-ups, (iii) recrutar as pessoas certas e possuir uma boa rede de contactos para aceder ao mercado são os maiores desafios que podem ser superados através da adoção de um conjunto de estratégias propostas. A junção destes resultados com as prévias contribuições académicas permitiu a criação de um esquema com atividades relevantes e boas práticas que deverão ser adotadas pelas start-ups no sentido de alcançarem os seus objetivos visionários.
Description
Keywords
Start-up Start-up development Venture development Technology Disruptive technologies Innovation Accelerator Desenvolvimento de start-up Desenvolvimento de negócios Tecnologia Tecnologias disruptivas Inovação Acelerador