Repository logo
 
Publication

Inclusão: utopia ou realidade

dc.contributor.authorPinto, Joana da Silva
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.date.accessioned2017-01-26T16:38:57Z
dc.date.available2017-01-26T16:38:57Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractSituarmo-nos atualmente no paradigma da inclusão parece inquestionável. No entanto, a sua operacionalização é controversa. Os autores situam-se de formas diferentes face ao grande desafio que é a construção de uma educação inclusiva, inserida numa sociedade que se pretende também assim. Neste sentido, cabe aos professores e aos pais um papel de destaque, uma vez que que se encontram em permanente contacto com os obstáculos e dificuldades que o modelo inclusivo constitui. O presente estudo pretende conhecer e refletir acerca das perceções de professores de educação especial, do ensino regular e de pais quanto às práticas inclusivas das respetivas escolas. A metodologia utilizada enquadra-se no paradigma de um estudo triangulado, em que estão presentes as abordagens qualitativa e quantitativa. Através da realização de uma entrevista semiestruturada, e respetiva análise de conteúdo, os professores revelaram as suas perceções quanto às práticas inclusivas da escola. Foram também recolhidas informações a partir dos Projetos Educativos de Escola, procedendo-se à respetiva análise documental. Por último, através dos questionários realizados aos pais dos alunos com NEE, aferiram-se as suas opiniões quanto às práticas inclusivas das escolas, tendo estes dados sido tratados estatisticamente.Quanto aos resultados encontrados, verificou-se que as perceções dos professores de educação especial e do ensino regular são, de um modo geral, equivalentes. As questões em que se registam diferenças mais significativas dizem respeito ao conhecimento acerca da legislação, à participação dos alunos com NEE nas atividades escolares, aos apoios disponibilizados pela escola e à colaboraçãoentre docentes. Por fim, também foi possível observar que a participação dos pais na escola é, ainda, pouco ativa.pt_PT
dc.description.abstractIt seems unquestionable that we are now in the paradigm of inclusion. However, its operation is controversial. The authors are differently located in face of the great challenge, which is to build an inclusive education, into a society that is also intended to be that way. So a relevant role is assigned to the teachers and the parents, since they are in permanent contact with the obstacles and difficulties, which the inclusive model represents. This study aims to know and reflect about the prospects of special education, regular education teachers and parents for the inclusive practices of their schools. The methodology frames under the paradigm of a triangulated study, in which are covered both the qualitative and quantitative approaches. Through the interviews, and their analysis of content, the teachers revealed their perception about the school’s inclusive practices. It was also collected and analysed information set in the school’s guidance documents. Finally, the parent’s opinions about the school’s inclusive practices were collected through questionnaires and this data processed statistically. The results of this study reveal that the positions of special education and regular education teachers are generally equivalent. The issues that show the most significant differences are related to the knowledge about laws, the participation of students with Special Needs, the support provided by school and the collaboration between teachers. At last, it was observed that the parent’s participation in school is still very little active.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.436
dc.identifier.eissn2184-5638
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21395
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociaispt_PT
dc.relation.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPráticas inclusivaspt_PT
dc.subjectProfessores de educação especialpt_PT
dc.subjectProfessores do ensino regularpt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectInclusive practicespt_PT
dc.subjectSpecial education teacherspt_PT
dc.subjectRegular teacherspt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.titleInclusão: utopia ou realidadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage206pt_PT
oaire.citation.issue21
oaire.citation.startPage185pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
09JoanaPintoCorrigido 185-206.pdf
Size:
365.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: