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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation aims at taking a deeper look into social interactions within online gaming.
Specifically, it explores the dynamics of conflict within the online gaming community of the
Massively Multiplayer Online Roleplaying Game “The Elder Scrolls Online”. A netnographic
approach is taken to understand how conflict within such a community emerges and develops. It
also addresses how conflict in this online setting can escalate and how players engage in these
conflicts. The way in which players associate these conflicts to the company who develops the
game is also explored. Data were analyzed using a qualitative thematic approach. The results
describe that conflict within this community is a complex process that emerges whenever a player
perceives that another party has frustrated or is about to frustrate a concern of his/her regarding
his/her gaming experience. Conflict is then escalated depending on how players engage with each
other in regard to that concern. Less cooperative conflict handling styles, group polarizations and
magnitude of frustration experienced are observed to lead to conflict escalation. In such
situations, players engage in hostility, personal attacks and shaming. While some players attribute
their frustration to the company, others see conflicts within the community as socially
originating. This dissertation therefore discusses the implications of studying conflicts within
online gaming communities and proposes that these communities are an enriching field for the
study of conflict as issues tied to the content and context of the game can blend with broader
social issues.
Esta dissertação visa olhar mais profundamente as interações sociais dentro de jogos online. Especificamente, explora a dinâmica do conflito dentro da comunidade de jogos on-line do jogo “The Elder Scrolls Online”. Uma abordagem netnográfica é tomada para entender como o conflito dentro de tal comunidade surge e se desenvolve. Também aborda como o conflito nessa configuração online pode aumentar e como os jogadores se envolvem nesses conflitos. A forma como os jogadores associam esses conflitos à empresa que desenvolve o jogo também é explorada. Os dados foram analisados por meio de abordagem temática qualitativa. Os resultados descrevem que o conflito dentro desta comunidade é um processo complexo que surge sempre que um jogador percebe que outra parte frustrou ou está prestes a frustrar uma preocupação dele/dela em relação à sua experiência de jogo. Conflito é então escalado dependendo de como os jogadores se envolvem uns com os outros em relação a essa preocupação. Estilos de abordagem de conflitos menos cooperativos, polarizações de grupo e magnitude de frustração experienciada são observados a levar à escalada de conflitos. Em tais situações, os jogadores apresentam hostilidade. Enquanto alguns jogadores atribuem sua frustração à empresa, outros vêem os conflitos dentro da comunidade como socialmente originários. Esta dissertação, portanto, discute as implicações do estudo de conflitos dentro de comunidades de jogos online e propõe que essas comunidades sejam um campo enriquecedor para o estudo do conflito, pois questões ligadas ao conteúdo e ao contexto do jogo podem se misturar a questões sociais mais amplas.
Esta dissertação visa olhar mais profundamente as interações sociais dentro de jogos online. Especificamente, explora a dinâmica do conflito dentro da comunidade de jogos on-line do jogo “The Elder Scrolls Online”. Uma abordagem netnográfica é tomada para entender como o conflito dentro de tal comunidade surge e se desenvolve. Também aborda como o conflito nessa configuração online pode aumentar e como os jogadores se envolvem nesses conflitos. A forma como os jogadores associam esses conflitos à empresa que desenvolve o jogo também é explorada. Os dados foram analisados por meio de abordagem temática qualitativa. Os resultados descrevem que o conflito dentro desta comunidade é um processo complexo que surge sempre que um jogador percebe que outra parte frustrou ou está prestes a frustrar uma preocupação dele/dela em relação à sua experiência de jogo. Conflito é então escalado dependendo de como os jogadores se envolvem uns com os outros em relação a essa preocupação. Estilos de abordagem de conflitos menos cooperativos, polarizações de grupo e magnitude de frustração experienciada são observados a levar à escalada de conflitos. Em tais situações, os jogadores apresentam hostilidade. Enquanto alguns jogadores atribuem sua frustração à empresa, outros vêem os conflitos dentro da comunidade como socialmente originários. Esta dissertação, portanto, discute as implicações do estudo de conflitos dentro de comunidades de jogos online e propõe que essas comunidades sejam um campo enriquecedor para o estudo do conflito, pois questões ligadas ao conteúdo e ao contexto do jogo podem se misturar a questões sociais mais amplas.
Description
Keywords
Online conflict Conflict process Gaming Retention Netnography