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Abstract(s)
The Case Study details the growth of Live Electric Tours (LET) – a Portuguese provider of innovative and differentiated solutions for electric mobility for tourism – that has been confronted with a strategic challenge.
Having won several prices and attracted multiple investments, LET was able to expand its business in terms of location and operation. As LET envisioned itself on the fast track, the plans to grow on a European and international level considered different market entry strategies: partnerships, franchising, acquisition or opening own stores. However, everything turned out differently than expected. COVID-19 has disrupted LET’s growth plans, ending in a pure fight for survival. Operation bans and limited travel ability have created a tremendous burden on LET’s stable sales pipeline, with revenues dropping to zero. As a short-term solution, LET engaged into strategic alliances with its competitors in order to withstand the crisis. However, once the crisis is over, LET planned to revive its growth plans.
The Dissertation includes a Literature Review of relevant topics for the Case subject, such as strategic alliances and franchising. It also offers an analysis of the key issues of the Case in the Teaching Note section.
Ultimately, the objective is to advise LET on its most suitable growth strategy, considering its competitive partnerships as well as LET’s and the industry’s prevailing critical condition. The challenge remained if cooperating or competing was more suitable and if a shift from a coopetition to a franchise model seems feasible.
O Caso de Estudo detalha o crescimento da Live Electric Tours (LET) – fornecedor português com soluções inovadoras e diferenciadas de mobilidade eléctrica no turismo – confrontando-se com um desafio estratégico. Tendo ganho vários prémios e atraído múltiplos investimentos, a LET expandiu o seu negócio em termos operacionais e de localização. Tal como a LET previa o seu desenvolvimento com rapidez, os planos de crescimento a nível europeu e internacional consideraram as diferentes estratégias de entrada no mercado: parcerias, franchising, aquisição ou abertura de lojas próprias. Porém, inesperadamente, tudo mudou. A COVID-19 afetou estes planos tornando-os numa pura luta pela sobrevivência. As restrições operacionais e a limitada capacidade de viajar impactaram tremendamente as vendas estáveis da LET, com as receitas a atingirem zero. Como solução a curto prazo, a LET aleou-se estrategicamente aos seus concorrentes, a fim de resistir à crise. Contudo, uma vez terminada a crise, a LET tem delineado reavivar os seus planos de crescimento. A Dissertação inclui uma Revisão da Literatura sobre tópicos relevantes para o tema do Caso, tais como alianças estratégicas e franchising. A mesma também oferece uma análise das questões-chave do Caso na secção da Teaching Note. Por último, o objetivo é aconselhar a LET sobre a estratégia de crescimento mais adequada, tendo em consideração as suas parcerias competitivas e as condições críticas predominantes da LET e da indústria. O desafio permanece, caso a cooperação ou competição for mais adequada ou uma mudança de um modelo de competição para um modelo de franchise parecer viável.
O Caso de Estudo detalha o crescimento da Live Electric Tours (LET) – fornecedor português com soluções inovadoras e diferenciadas de mobilidade eléctrica no turismo – confrontando-se com um desafio estratégico. Tendo ganho vários prémios e atraído múltiplos investimentos, a LET expandiu o seu negócio em termos operacionais e de localização. Tal como a LET previa o seu desenvolvimento com rapidez, os planos de crescimento a nível europeu e internacional consideraram as diferentes estratégias de entrada no mercado: parcerias, franchising, aquisição ou abertura de lojas próprias. Porém, inesperadamente, tudo mudou. A COVID-19 afetou estes planos tornando-os numa pura luta pela sobrevivência. As restrições operacionais e a limitada capacidade de viajar impactaram tremendamente as vendas estáveis da LET, com as receitas a atingirem zero. Como solução a curto prazo, a LET aleou-se estrategicamente aos seus concorrentes, a fim de resistir à crise. Contudo, uma vez terminada a crise, a LET tem delineado reavivar os seus planos de crescimento. A Dissertação inclui uma Revisão da Literatura sobre tópicos relevantes para o tema do Caso, tais como alianças estratégicas e franchising. A mesma também oferece uma análise das questões-chave do Caso na secção da Teaching Note. Por último, o objetivo é aconselhar a LET sobre a estratégia de crescimento mais adequada, tendo em consideração as suas parcerias competitivas e as condições críticas predominantes da LET e da indústria. O desafio permanece, caso a cooperação ou competição for mais adequada ou uma mudança de um modelo de competição para um modelo de franchise parecer viável.
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Keywords
Strategic alliances Franchising Partnering Growth strategy Eco-mobility COVID-19 Alianças estratégicas Parcerias Estratégias de crescimento Eco-mobilidade