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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Previous studies have focused in characterizing wine tourism, establishing comparisons
between countries and analyzing perceived benefits and challenges in establishing wine tourism
operations. To the best of my knowledge this is the first study done regarding the effect of wine
tourism in the international operations of wineries. The aim of this study is to provide a better
understanding of the Portuguese wine tourism landscape, challenges and prospects regarding
the future. Nevertheless, the main focus of this study is to understand the key benefits perceived
by wineries in their international operations, challenges in establishing a positive effect and the
factors that lead to this effect.
In order to accomplish this an examination was made towards finding past research findings on
the subject and connected key themes. Afterwards, primary data was collected through a survey
and interviews. The main conclusions were in line with some of the answers already found by
previous studies, however interesting factors were discovered especially for the Portuguese
wine tourism market and the connection with wineries international operations. Despite this
study limitations, its primary contribution goes towards identifying what wineries can expect
from engaging in wine tourism activities and key success factors in establishing a positive
relationship in the international operations of wineries, a factor more and more important
considering the challenges wineries face. Moreover, by identifying the key barriers wineries
face, this dissertation provides a guide to interested institutions to improve the situations and
prospects of wine tourism.
Estudos anteriores têm-se focado na caracterização do enoturismo, comparação entre diversos países e benefícios e desafios sentidos pelas empresas neste sector. O objetivo desta dissertação é tentar conhecer mais aprofundadamente a situação do Enoturismo em Portugal, desafios e perspetivas em relação ao futuro. No entanto, o principal foco deste estudo é compreender os principais benefícios do enoturismo nas operações internacionais de empresas vinícolas, os desafios e fatores que levam à criação de um efeito positivo que, pelo que foi conseguido apurar, este é o primeiro estudo feito sobre este aspeto. De forma a concretizar isto foi feita uma análise de estudos anteriores e posteriormente foi feita a recolha de dados primários obtidos através de um questionário e entrevistas. As principais conclusões retiradas deste estudo vão de encontro a algumas das respostas já encontrados por estudos anteriores, no entanto foram revelados fatores relacionadas especificamente ao mercado do enoturismo português e a relação com as operações internacionais das vinhas. Mesmo tendo em conta as limitações do estudo, a sua principal contribuição vai no sentido de identificar o que as empresas vinícolas podem esperar e os fatores-chave de sucesso no estabelecimento de uma relação positiva nas operações internacionais das empresas vinícolas, um fator cada vez mais importante considerando os desafios enfrentados por estas. Adicionalmente, através da identificação das principais barreiras enfrentadas pelos players da indústria, esta tese providencia um guia para que instituições interessadas possam melhorar a situação e perspetivas do sector do enoturismo.
Estudos anteriores têm-se focado na caracterização do enoturismo, comparação entre diversos países e benefícios e desafios sentidos pelas empresas neste sector. O objetivo desta dissertação é tentar conhecer mais aprofundadamente a situação do Enoturismo em Portugal, desafios e perspetivas em relação ao futuro. No entanto, o principal foco deste estudo é compreender os principais benefícios do enoturismo nas operações internacionais de empresas vinícolas, os desafios e fatores que levam à criação de um efeito positivo que, pelo que foi conseguido apurar, este é o primeiro estudo feito sobre este aspeto. De forma a concretizar isto foi feita uma análise de estudos anteriores e posteriormente foi feita a recolha de dados primários obtidos através de um questionário e entrevistas. As principais conclusões retiradas deste estudo vão de encontro a algumas das respostas já encontrados por estudos anteriores, no entanto foram revelados fatores relacionadas especificamente ao mercado do enoturismo português e a relação com as operações internacionais das vinhas. Mesmo tendo em conta as limitações do estudo, a sua principal contribuição vai no sentido de identificar o que as empresas vinícolas podem esperar e os fatores-chave de sucesso no estabelecimento de uma relação positiva nas operações internacionais das empresas vinícolas, um fator cada vez mais importante considerando os desafios enfrentados por estas. Adicionalmente, através da identificação das principais barreiras enfrentadas pelos players da indústria, esta tese providencia um guia para que instituições interessadas possam melhorar a situação e perspetivas do sector do enoturismo.