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Authors
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Abstract(s)
Today, the impact a business activity has on the larger society is experiencing a growing amount of importance. Stronger environmental expectations from different stakeholders such as gov-ernments, consumers and employees result from the increasing ecological issues our world is currently facing. As a reaction to this, companies and big cooperations change their strategies, putting a greater focus on CSR or adding environmental innovations. At the same time, we can observe a new breed of social entrepreneurs emerging in the market, creating commercial for-profit organizations integrating the sustainability aspect into the center of their business models as they see it as a business opportunity. To date, research on the communication of startups sustainability claim in front of different stakeholders has remained scarce.
Therefore, this study aims to investigate how this new breed of entrepreneurs communicate their sustainability claim to investors in order to successfully attract funding. The focus is on whether the startup needs to change the strength of it, and therefore communicates a different value proposition to their investors compared to their customers. An inductive multiple case study of five startups who are part of the Climate-KIC platform was performed. The analysis revealed that how strong a startup decides to communicate its sustainability claim to investors always depends on what investor type they are approaching. Whilst always telling the “truth”, with knowing who they are communicating to, startups constantly adjust their pitch deck ac-cordingly, putting a weaker or stronger focus on it. The study enhances valuable insights and guidelines for startups who integrate a sustainability aspect into their business model in order better approach investors and therefore to successfully attract funding.
Hoje em dia, o impacto que uma actividade empresarial exerce sobre a sociedade está a ganhar cada vez maior importância. Expectativas ambientais dos diferentes stakeholders, tais como governos, consumidores e funcionários, são o resultado de pressões ecológicas que o planeta actualmente enfrenta. Como resposta, empresas e grandes organizações estão a mudar as suas estratégias, pondo um foco maior em CSR ou investindo em inovações ambientais. Ao mesmo tempo, pode-se observar uma nova geração de empreendedores com preocupações sociais, os quais criam organizações comerciais com fins lucrativos que integram o aspecto da sustentabi-lidade no centro do seu modelo de negócio, considerada também uma oportunidade de negócio. Até à data, os estudos sobre a comunicação da sustentabilidade das startups perante diferentes stakeholders são escassos. Com isto, este estudo tem como objetivo investigar como é que esta nova geração de empreen-dedores comunica as suas práticas de sustentabilidade a investidores, para obter o financia-mento necessário para o sucesso. O foco principal está em saber se a startup precisa de ajustar a sua mensagem quando comunica a proposta de valor, tornado a diferente de investidores e consumidores. Foi realizado um estudo de casos múltiplos indutivo, com cinco startups perten-centes ao programa Climate-KIC. A análise demonstrou que a intensidade com que uma startup comunica as suas práticas de sustentabilidade aos seus investidores depende do tipo de investi-dor que pretende atingir. Apesar de dizerem sempre a “verdade”, quando sabem com quem estão a comunicar, as startups acabam por ajustar o seu discurso. O estudo realizado visa obter insights e orientações valiosas para startups que tenham em conta no seu modelo de negócio o aspecto da sustentabilidade, com o intuito de melhorar a abordagem feita aos investidores e, com isso, obter financiamentos de sucesso.
Hoje em dia, o impacto que uma actividade empresarial exerce sobre a sociedade está a ganhar cada vez maior importância. Expectativas ambientais dos diferentes stakeholders, tais como governos, consumidores e funcionários, são o resultado de pressões ecológicas que o planeta actualmente enfrenta. Como resposta, empresas e grandes organizações estão a mudar as suas estratégias, pondo um foco maior em CSR ou investindo em inovações ambientais. Ao mesmo tempo, pode-se observar uma nova geração de empreendedores com preocupações sociais, os quais criam organizações comerciais com fins lucrativos que integram o aspecto da sustentabi-lidade no centro do seu modelo de negócio, considerada também uma oportunidade de negócio. Até à data, os estudos sobre a comunicação da sustentabilidade das startups perante diferentes stakeholders são escassos. Com isto, este estudo tem como objetivo investigar como é que esta nova geração de empreen-dedores comunica as suas práticas de sustentabilidade a investidores, para obter o financia-mento necessário para o sucesso. O foco principal está em saber se a startup precisa de ajustar a sua mensagem quando comunica a proposta de valor, tornado a diferente de investidores e consumidores. Foi realizado um estudo de casos múltiplos indutivo, com cinco startups perten-centes ao programa Climate-KIC. A análise demonstrou que a intensidade com que uma startup comunica as suas práticas de sustentabilidade aos seus investidores depende do tipo de investi-dor que pretende atingir. Apesar de dizerem sempre a “verdade”, quando sabem com quem estão a comunicar, as startups acabam por ajustar o seu discurso. O estudo realizado visa obter insights e orientações valiosas para startups que tenham em conta no seu modelo de negócio o aspecto da sustentabilidade, com o intuito de melhorar a abordagem feita aos investidores e, com isso, obter financiamentos de sucesso.
Description
Keywords
Socially responsible investing CSR Entrepreneurship Sustainability claim Stake-holder theory Funding Investimento socialmente responsável RSC Empreendedorismo Reivindicação de sustentabilidade Teoria dos stakeholders Financiamento