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Authors
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Abstract(s)
Dramatic decline in demand across visitation business due to selfisolation, reduction of pur chasing power, general anxiety and uncertainty, imposed regulatory measures accompanying
the sanitary crisis of COVID19 pandemic resulted in an unprecedented shock for Oceanário
de Lisboa. In this paper the case of the dynamic response of Oceanário de Lisboa from the
macro perspective of marketorientation to sharp environmental misfit caused by the pandemic
is presented.
The insight to the internal perception of the crisis, as well as decision making environment,
organizational culture, managerial perspectives, and reasoning are gathered through interviews
with people who have been directly involved in strategic decision making and guiding the com pany through crisis. Among the interviewees are Elsa Courela (Head of Marketing, Sales, and
Education), João Falcato (CEO), and Miguel Tiago de Oliveira (Head of Engineering, Opera tions, and Quality Assurance).
The analytical approach to their contributions in combination with secondary data assessment
are provided as guidance, suggesting some of the relevant theoretical concepts and frameworks
to facilitate analytical and structured comprehension of the experience of Oceanário de Lisboa
and consequent knowledge creation.
The case provides a comparison of commercialization strategy of the company, and the subse quent response to the external crisis. The nature of the resource base and operational model of
the company was explored. From the internal perspective of core capabilities and rigidities,
towards dynamic change in the marketperspective from more static and customerled approach
to the market towards more innovativeness and experimentation driven cultural elements was
explored.
A queda dramática da procura nos negócios de visitas a museus e similares devido ao auto isolamento, redução do poder de compra, ansiedade e incerteza geral, medidas regulatórias im postas acompanhando a crise sanitária da pandemia de COVID19 resultaram num choque sem precedentes para o Oceanário de Lisboa. Neste artigo é apresentado o caso da resposta dinâmica do Oceanário de Lisboa ao acentuado desajustamento ambiental causado pela pandemia na perspetiva macro de orientação para o mercado. O insight para a perceção interna da crise, bem como o ambiente de tomada de decisão, a cultura organizacional, as perspetivas de gestão e o raciocínio são obtidos por meio de entrevistas com pessoas que estiveram diretamente envolvidas na tomada de decisões estratégicas e na condução da empresa durante a crise. As abordagens analíticas dos seus contributos em combinação com a avaliação de dados secundários são fornecidas como orientação, sugerindo alguns dos con ceitos e quadros teóricos relevantes para facilitar a compreensão analítica e estruturada da ex periência do Oceanário de Lisboa e consequente criação de conhecimento. O caso fornece uma comparação da estratégia de comercialização da empresa e a subsequente resposta à crise externa. Os modelos da base de recursos (resource base) e operacional da em presa foram explorados. Da perspetiva interna das capacidades fundamentais (core capacities) e fatores de rigidez, em direção à mudança dinâmica no mercado, foi explorada a perspetiva de uma abordagem mais estática e voltada para o cliente para o mercado em direção a mais ino vação e elementos culturais orientados para a experimentação.
A queda dramática da procura nos negócios de visitas a museus e similares devido ao auto isolamento, redução do poder de compra, ansiedade e incerteza geral, medidas regulatórias im postas acompanhando a crise sanitária da pandemia de COVID19 resultaram num choque sem precedentes para o Oceanário de Lisboa. Neste artigo é apresentado o caso da resposta dinâmica do Oceanário de Lisboa ao acentuado desajustamento ambiental causado pela pandemia na perspetiva macro de orientação para o mercado. O insight para a perceção interna da crise, bem como o ambiente de tomada de decisão, a cultura organizacional, as perspetivas de gestão e o raciocínio são obtidos por meio de entrevistas com pessoas que estiveram diretamente envolvidas na tomada de decisões estratégicas e na condução da empresa durante a crise. As abordagens analíticas dos seus contributos em combinação com a avaliação de dados secundários são fornecidas como orientação, sugerindo alguns dos con ceitos e quadros teóricos relevantes para facilitar a compreensão analítica e estruturada da ex periência do Oceanário de Lisboa e consequente criação de conhecimento. O caso fornece uma comparação da estratégia de comercialização da empresa e a subsequente resposta à crise externa. Os modelos da base de recursos (resource base) e operacional da em presa foram explorados. Da perspetiva interna das capacidades fundamentais (core capacities) e fatores de rigidez, em direção à mudança dinâmica no mercado, foi explorada a perspetiva de uma abordagem mais estática e voltada para o cliente para o mercado em direção a mais ino vação e elementos culturais orientados para a experimentação.
Description
Keywords
Dynamic capabilities Core capabilities and core rigidities Market-orientation Innovativeness Strategic resources Capacidades dinâmicas Capacidades fundamentais e fatores de rigidez Orientação para o mercado Recursos estratégicos
