Advisor(s)
Abstract(s)
Founded
in
1968
by
Vitório
Alves
and
built
upon
the
belief
that
“good
milk
makes
a
good
cheese”,
Queijo
Saloio
was
Portugal’s
most
innovative
cheese
company.
Under
the
supervision
of
Clara
Moura
Guedes,
the
organization
conquered
its
place
as
leader
in
the
cheese
specialties
segment.
Such
accomplishment
was
made
through
the
creation
of
a
diversified
portfolio
and
strong
positioning
in
the
goat
cheese
market.
Despite
having
reached
26
million
Euros
in
revenues
in
2008,
Queijo
Saloio’s
sales
progressively
decreased
until
2011.
In
three
years,
the
third
largest
organization
in
the
Portuguese
cheese
market
was
being
threatened
by
the
macro-‐environment
and
the
empowerment
of
large
retailers’
private
labels.
In
face
of
adversity,
Clara
Moura
Guedes
was
weighing
the
hypothesis
of
expanding
to
Angola,
an
option
that
had
been
previously
looked
into
in
2009.
Saloio’s
path
is
an
interesting
subject
of
discussion,
as
it
includes
topics
of
product
differentiation,
positioning,
the
private
labels
phenomenon
and
internationalization.
In
this
sense
it
may
be
analyzed
in
any
marketing
or
strategy
course,
supported
by
the
theoretical
concepts
proposed
in
a
literature
review.
The
proposed
reflection
focuses
mainly
on
the
drawing
of
potential
solutions
to
Queijo
Saloio’s
problems,
assessing
the
viability
of
the
expansion
to
Angola.
Fundada em 1968 por Vitório Alves e construída sob o princípio que “bom leite faz um bom queijo”, a Queijo Saloio era a empresa de queijos mais inovadora em Portugal. Com a supervisão de Clara Moura Guedes, a companhia conquistou o seu lugar como líder no segmento de especialidades do queijo. Este feito foi conseguido através da criação de um portfólio de produtos diversificado e um posicionamento forte no mercado do queijo de cabra. Apesar de ter atingindo 26 milhões de euros em receitas em 2008, as vendas da Queijo Saloio decresceram progressivamente até 2011. Em três anos, a terceira maior empresa no mercado de queijos em Portugal estava a ser ameaçada pelo ambiente macro e pela crescente força das marcas brancas dos grandes distribuidores. Face à adversidade, Clara Moura Guedes considerava a hipótese de expandir para Angola, opção que tinha sido estudada em 2009. O caminho da Saloio é um tema interessante de discussão pois inclui tópicos como a diferenciação do produto, posicionamento, fenómeno das marcas brancas e internacionalização. Neste sentido pode ser analisado em qualquer curso de marketing ou de estratégia, suportado por conceitos teóricos proposto na revisão de literatura. A reflexão proposta foca-‐se essencialmente no desenvolvimento de potenciais soluções para os problemas da Queijo Saloio, analisando a viabilidade da expansão para Angola.
Fundada em 1968 por Vitório Alves e construída sob o princípio que “bom leite faz um bom queijo”, a Queijo Saloio era a empresa de queijos mais inovadora em Portugal. Com a supervisão de Clara Moura Guedes, a companhia conquistou o seu lugar como líder no segmento de especialidades do queijo. Este feito foi conseguido através da criação de um portfólio de produtos diversificado e um posicionamento forte no mercado do queijo de cabra. Apesar de ter atingindo 26 milhões de euros em receitas em 2008, as vendas da Queijo Saloio decresceram progressivamente até 2011. Em três anos, a terceira maior empresa no mercado de queijos em Portugal estava a ser ameaçada pelo ambiente macro e pela crescente força das marcas brancas dos grandes distribuidores. Face à adversidade, Clara Moura Guedes considerava a hipótese de expandir para Angola, opção que tinha sido estudada em 2009. O caminho da Saloio é um tema interessante de discussão pois inclui tópicos como a diferenciação do produto, posicionamento, fenómeno das marcas brancas e internacionalização. Neste sentido pode ser analisado em qualquer curso de marketing ou de estratégia, suportado por conceitos teóricos proposto na revisão de literatura. A reflexão proposta foca-‐se essencialmente no desenvolvimento de potenciais soluções para os problemas da Queijo Saloio, analisando a viabilidade da expansão para Angola.