| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.54 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The Veterinary Market in Portugal has grown over the last few years and, consequently, the need for investment has increased not only in tangible resources, but also in human resources. Thus, Grupo Veterinário São Francisco de Assis (GVSFA) has shown interest in improving its internal communication and cohesion as a team of experienced professionals in the veterinary sector.
This thesis aims to emphasize the importance of internal communication nowadays and to uncover the reality of GSVFA in terms of internal communication in order to meet the Group’s needs in the recommendations. Taking this into account, it was conducted a questionnaire for the GVSFA’s employees, in order to obtain the most organic information possible. The analysis of the questionnaire was supported by literature related to internal communication and employee engagement, and the method of data coding was used in order to guarantee objectivity in the analysis.
Based on the reviewed literature and the analysis performed, the areas of GVSFA in which there is more room for improvement were identified. These areas were chosen as main targets for the recommendations. The recommendations suggest the implementation of lean thinking and, more specifically, the application of the kaizen technique in team meetings. In the future, its application can be extended to more areas in GVSFA.
O Mercado Veterinário em Portugal tem crescido ao longo dos últimos anos e, com esse crescimento, tem aumentado a necessidade de investimento não só em recursos tangíveis, mas também em recursos humanos. Assim, o Grupo Veterinário São Francisco de Assis demonstrou interesse em melhorar a sua comunicação interna e a sua coesão enquanto equipa de profissionais experientes no setor veterinário. Esta tese tem como objetivo enfatizar a importância da comunicação interna hoje em dia e analisar a realidade do GVSFA em termos de comunicação interna, de modo a que seja possível elaborar linhas de orientação atendendo às necessidades do Grupo. Tendo em conta o objetivo estabelecido, foi realizado um questionário aos colaboradores do GVSFA para que fosse obtida informação mais orgânica possível. A análise do questionário é suportada por literatura relativa a comunicação interna e employee engagement e foi utilizado o método de codificação de dados de forma a garantir objetividade na análise. Com base na literatura revista e na análise realizada, foram identificadas as áreas no GVSFA que podem ser otimizadas. Estas áreas foram escolhidas como principais alvos nas recomendações. As recomendações sugerem a implementação de lean thinking e, mais especificamente, a aplicação da técnica kaizen nas reuniões de equipa, sendo que a sua aplicação é extensível a mais áreas no GVSFA.
O Mercado Veterinário em Portugal tem crescido ao longo dos últimos anos e, com esse crescimento, tem aumentado a necessidade de investimento não só em recursos tangíveis, mas também em recursos humanos. Assim, o Grupo Veterinário São Francisco de Assis demonstrou interesse em melhorar a sua comunicação interna e a sua coesão enquanto equipa de profissionais experientes no setor veterinário. Esta tese tem como objetivo enfatizar a importância da comunicação interna hoje em dia e analisar a realidade do GVSFA em termos de comunicação interna, de modo a que seja possível elaborar linhas de orientação atendendo às necessidades do Grupo. Tendo em conta o objetivo estabelecido, foi realizado um questionário aos colaboradores do GVSFA para que fosse obtida informação mais orgânica possível. A análise do questionário é suportada por literatura relativa a comunicação interna e employee engagement e foi utilizado o método de codificação de dados de forma a garantir objetividade na análise. Com base na literatura revista e na análise realizada, foram identificadas as áreas no GVSFA que podem ser otimizadas. Estas áreas foram escolhidas como principais alvos nas recomendações. As recomendações sugerem a implementação de lean thinking e, mais especificamente, a aplicação da técnica kaizen nas reuniões de equipa, sendo que a sua aplicação é extensível a mais áreas no GVSFA.
Description
Keywords
Veterinary sector Internal communication Employee engagement Lean thinking Kaizen Setor veterinário Comunicação interna
