Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
958.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The automotive industry is currently subverting several trends. Its traditional focus on product and sales with ownership as the goal is changing to a customer-centric focus with the goal of providing access to car-based services. The car subscription is a fairly new form of these access-based services.
The aim of this thesis is to analyse the potential influence of car subscriptions on car purchases, financing, and leasing in the private customer sector in Germany. Secondary data was collected by reviewing the current literature on access-based services, mobility behaviours and leading trends. The primary analysis consisted of a customer survey to gather perceptions of adults in Germany on car subscriptions. Furthermore, a scenario analysis after Schoemaker (1995) was conducted with insights from five expert interviews.
The findings revealed that car subscriptions are still a niche topic and, in terms of market shares, are far behind the other financing forms. However, car subscriptions are seen as more interesting than leasing and financing. Thus, car subscriptions will become the fourth pillar of financing and, according to the trend scenario, may account for 20% of market shares in 2030, overtaking cash purchase and aligning with leasing. Overall, car subscriptions are here to stay.
A indústria automóvel está atualmente a subverter várias tendências, nomeadamante o seu foco tradicional no produto. Uma vez que o objetivo é mudar para um foco centrado no cliente, a subscrição de automóveis surge como uma alternativa bastante nova a este tipo de serviços baseada no acesso. O objetivo desta tese é analisar a influência das assinaturas de automóveis na compra, financiamento e leasing de automóveis no sector privado na Alemanha. Foram recolhidos dados secundários através da revisão da literatura sobre serviços baseados no acesso e comportamentos de mobilidade. A análise primária consistiu num inquérito a clientes para a recolha de perceções na Alemanha sobre as assinaturas de automóveis. Além disso, foi realizada uma análise de cenários após Schoemaker (1995). Os resultados revelaram que as assinaturas continuam a ser um tópico de nicho e, em termos de quotas de mercado, estão muito atrás das outras formas de financiamento existentes. No entanto, as subscrições são vistas como mais interessantes do que o leasing. Deste modo, as subscrições tornar-se-ão o quarto pilar do financiamento e, de acordo com o cenário de tendência, poderão representar 20% das quotas de mercado em 2030, ultrapassando a compra em dinheiro e alinhando-se com o leasing.
A indústria automóvel está atualmente a subverter várias tendências, nomeadamante o seu foco tradicional no produto. Uma vez que o objetivo é mudar para um foco centrado no cliente, a subscrição de automóveis surge como uma alternativa bastante nova a este tipo de serviços baseada no acesso. O objetivo desta tese é analisar a influência das assinaturas de automóveis na compra, financiamento e leasing de automóveis no sector privado na Alemanha. Foram recolhidos dados secundários através da revisão da literatura sobre serviços baseados no acesso e comportamentos de mobilidade. A análise primária consistiu num inquérito a clientes para a recolha de perceções na Alemanha sobre as assinaturas de automóveis. Além disso, foi realizada uma análise de cenários após Schoemaker (1995). Os resultados revelaram que as assinaturas continuam a ser um tópico de nicho e, em termos de quotas de mercado, estão muito atrás das outras formas de financiamento existentes. No entanto, as subscrições são vistas como mais interessantes do que o leasing. Deste modo, as subscrições tornar-se-ão o quarto pilar do financiamento e, de acordo com o cenário de tendência, poderão representar 20% das quotas de mercado em 2030, ultrapassando a compra em dinheiro e alinhando-se com o leasing.
Description
Keywords
Car subscriptions Automotive industry Automotive retail German automotive market Car leasing Car ownership Car dealerships Scenario planning Uncertainty Disruptive innovation Assinaturas de automóveis Indústria automóvel Retalho automóvel Mercado automóvel alemão Leasing automóvel Propriedade de automóveis Concessionárias de automóveis Planeamento de cenários Incerteza Inovação perturbadora